A partir das 11h da próxima quarta-feira (25/6), a Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica irá discutir em Audiência Pública medidas para garantir a segurança, o bem-estar e a saúde mental dos agentes de trânsito da capital paulista – conhecidos como marronzinhos. O debate será no Plenário 1° de Maio da Câmara Municipal de São Paulo.
O requerimento que solicita o debate é do vereador Senival Moura (PT), presidente do colegiado. No documento, o parlamentar menciona que os profissionais – que têm entre as funções organizar e fiscalizar o trânsito da cidade – são frequentemente agredidos verbal e fisicamente. “O que impacta a saúde mental”.
Senival também destaca no texto informações da Diretoria de Representação da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) sobre a violência sofrida pelos agentes em 2024. “Foram registradas 96 ocorrências, sendo 5 lesões corporais, 15 roubos, 5 resistências, 6 injúrias raciais, 10 furtos de equipamentos, 45 desacatos e 10 danos ao patrimônio público, e na manhã da quinta-feira dia 13/05/2025, o Agente de Trânsito, José Domingos da Silva foi baleado durante o exercício de suas funções e veio a óbito em serviço”.
Para a audiência, o documento convida para prestar esclarecimentos representantes da CET, da GCM (Guarda Civil Metropolitana), do Comando de Policiamento de Trânsito e do Sindviários (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano e Viário de São Paulo).
Como acompanhar e participar da audiência
Os interessados podem participar presencialmente da audiência. Também é possível se manifestar por meio de videoconferência ou enviar sugestões via formulário digital. Acompanhe a agenda e todas as instruções no hotsite das Audiências Públicas.
O debate será transmitido ao vivo pelo Portal da Câmara, no link Plenário 1° de Maio, disponível em Auditórios Online, pelas redes sociais (@camarasaopaulo) e pelo canal da Câmara Municipal de São Paulo no YouTube.
Serviço:
Audiência Pública da Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica
Tema: Agentes de trânsito
Data: 25/6
Horário: 11h
Transmissão: Plenário 1° de Maio e redes sociais da CMSP
Informações: transito@saopaulo.sp.leg.br