Os integrantes da Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara Municipal de São Paulo aprovaram, nesta quinta-feira (11/12), parecer favorável ao PL 570/08, de autoria do vereador Toninho Paiva (PR). O projeto de lei dispõe sobre a obrigatoriedade de identificação no pára-brisa e lateral dos veículos microônibus da frota do transporte público municipal, da existência de espaço para cadeiras de rodas.
Em seu parecer, o relator vereador Senival Moura (PT) argumenta que “com a aprovação da propositura ampliam-se as possibilidades de utilização dos microônibus pelas pessoas portadoras de necessidades especiais." Pois com o espaço reservado em seu interior, segundo o vereador, “o embarque e desembarque nos veículos que não disponham de rampas e elevadores poderão ser realizados com o auxílio do motorista e cobrador”
O parlamentar ressaltou ainda que “esses procedimentos já são comuns para alguns dos transportadores e transportados, além de ser um pedido antigo da Associação Beneficente dos Portadores de Necessidades Especiais do Estado de São Paulo”.
Também foram aprovados os pareceres favoráveis ao PL 303/07, do vereador Cláudio Prado (PDT), que dispõe sobre incentivo fiscal para contratação de pessoas maiores de 45 anos ou da terceira idade, e ao PL 467/08, também do vereador Cláudio Prado, que obriga os estabelecimentos bancários a disponibilizarem em suas agências, caixas eletrônicos preferências e adequados ao atendimento do idoso.
Fizeram parte da comissão, os vereadores Abou Anni (PV), Antonio Goulart (PMDB), Mara Gabrilli (PSDB), Donato (PT), Senival Moura (PT), Ricardo Teixeira (PSDB) e Lenice Lemos (DEM).
|
Aprovado parecer de PL que prevê o transporte de deficientes pelos microônibus
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Finanças discutirá metas fiscais da cidade do 2º quadrimestre em Audiência Pública
Debate será realizado na Sala Tiradentes. Além da participação presencial, é possível contribuir de forma virtual. Saiba como acessando o hotsite de Audiências Públicas.
Atualizado em 15/09/2025 - 10h37CCJ aprova redação final a projeto de alienação de áreas públicas
Em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira (12/9), a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara Municipal de São Paulo aprovou, com cinco votos favoráveis, três contrários e uma abstenção, a redação final do PL (Projeto de Lei) 673/2025, de autoria do Executivo. A proposta, que segue agora para sanção, desincorpora da classe... »
Atualizado em 12/09/2025 - 14h33Comissão de Direitos Humanos debate políticas públicas para população em situação de rua
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo se reuniu nesta quinta-feira (11/9) para discutir políticas públicas para as pessoas que vivem em situação de rua. Para debater o tema, o colegiado recebeu representantes da sociedade civil, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e da... »
Atualizado em 11/09/2025 - 18h26