Os integrantes da Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara Municipal de São Paulo aprovaram, nesta quinta-feira (11/12), parecer favorável ao PL 570/08, de autoria do vereador Toninho Paiva (PR). O projeto de lei dispõe sobre a obrigatoriedade de identificação no pára-brisa e lateral dos veículos microônibus da frota do transporte público municipal, da existência de espaço para cadeiras de rodas.
Em seu parecer, o relator vereador Senival Moura (PT) argumenta que “com a aprovação da propositura ampliam-se as possibilidades de utilização dos microônibus pelas pessoas portadoras de necessidades especiais." Pois com o espaço reservado em seu interior, segundo o vereador, “o embarque e desembarque nos veículos que não disponham de rampas e elevadores poderão ser realizados com o auxílio do motorista e cobrador”
O parlamentar ressaltou ainda que “esses procedimentos já são comuns para alguns dos transportadores e transportados, além de ser um pedido antigo da Associação Beneficente dos Portadores de Necessidades Especiais do Estado de São Paulo”.
Também foram aprovados os pareceres favoráveis ao PL 303/07, do vereador Cláudio Prado (PDT), que dispõe sobre incentivo fiscal para contratação de pessoas maiores de 45 anos ou da terceira idade, e ao PL 467/08, também do vereador Cláudio Prado, que obriga os estabelecimentos bancários a disponibilizarem em suas agências, caixas eletrônicos preferências e adequados ao atendimento do idoso.
Fizeram parte da comissão, os vereadores Abou Anni (PV), Antonio Goulart (PMDB), Mara Gabrilli (PSDB), Donato (PT), Senival Moura (PT), Ricardo Teixeira (PSDB) e Lenice Lemos (DEM).
|
Aprovado parecer de PL que prevê o transporte de deficientes pelos microônibus
Categorias
Outras notícias relacionadas
CCJ aprova redação final de projeto que trata da remuneração da GCM
A Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa aprovou, nesta sexta-feira (19/06), a redação final do PL (Projeto de Lei) 388/2026, que trata da revalorização das Tabelas do Regime de Remuneração por Subsídio do Quadro Técnico da Guarda Civil Metropolitana. Na sessão da última quarta-feira (17/06), o Plenário acatou uma emenda do governo municipal que... »
Atualizado em 19/06/2026 - 11h59Comissão de Inovação recebe representantes da Prefeitura para debater mudanças climáticas e prevenção de enchentes
Nesta quinta-feira (18/06), a Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente se reuniu para debater a prevenção de enchentes, iniciativas de sustentabilidade urbana e mudanças climáticas na capital paulista. Para discutir o tema, o colegiado recebeu Alessandro Bender, coordenador da Secretaria Municipal de Mudanças Climáticas; Daniel Teixeira de Lima, secretário adjunto da Secretaria do... »
Atualizado em 18/06/2026 - 16h37Subcomissão de Calçadas ouve especialistas e conhece programas de reestruturação de passeios públicos
Nesta quinta-feira (18/06), a Subcomissão de Calçadas e Mobilidade a Pé, vinculada à Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica, ouviu representantes da prefeitura de Vitória (ES) e da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland). As convidadas apresentaram experiências implantadas em diferentes cidades brasileiras para a reestruturação de calçadas, com foco em acessibilidade, orientação técnica, capacitação... »
Atualizado em 18/06/2026 - 16h16
