Nesta segunda-feira (02/02), o auditório Freitas Nobre da Câmara Municipal de São Paulo sediou a assembleia do Setorial Economia Informal, representando os ambulantes do Município de São Paulo.
A reunião foi convocada pelo Sindicato dos Permissionários em Ponto Fixo nas Vias e Logradouros Públicos do Município de São Paulo e pela União Nacional dos Deficientes Físicos, com o apoio do vereador José Américo (PT).
“Dá pra discutir bastante coisa. Tem essa questão do cadastramento, da cassação [das permissões] dos deficientes”, diz o presidente do Sindicato, José Gomes da Silva, que protesta contra o fato de os camelôs muitas vezes serem encarados como bandidos pelos governantes. “Bandido não trabalha 10, 12 horas por dia, bandido não estaria no meio da sociedade como fazemos todos os dias. Então, acho uma covardia sermos tratados dessa maneira onde vez sim vez não somos agredidos por GCM, por agentes de apreensão e às vezes pela própria polícia”, considera.
Os representantes da categoria discordam do recadastramento dos permissionários nas Subprefeituras proposto pela gestão Gilberto Kassab. “Ainda existem pessoas no nosso meio que dizem: ‘Ah, quem perdeu o termo de permissão de uso foi ele, não fui eu…’ Não pode ser assim. Essa é a hora de nos unirmos”, conclama Afonso José da Silva, presidente do Sindicato dos Camelôs Independentes de São Paulo.
O vereador José Américo, presente à assembleia, informou à nossa reportagem que o encontro de hoje visou a preparar a categoria para uma audiência pública a ocorrer na Câmara brevemente. “A data provável é no final de fevereiro. Como a legislatura terminou, o requerimento de convocação da audiência apresentado no ano passado precisa ser reaprovado na Comissão de Administração Pública. É uma formalidade”, conta.
|
Ambulantes se reúnem na Câmara Municipal de São Paulo
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comusan faz balanço das ações realizadas em 2025 e apresenta projeções para o ano que vem
Nesta quinta-feira (18/12), foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo a última plenária do Comusan (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo da reunião foi apresentar o balanço das ações e dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2025 pelo conselho. Entre as iniciativas destacadas estão as visitas técnicas a cozinhas solidárias e... »
Atualizado em 18/12/2025 - 17h20Solenidade na Câmara celebra os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos
Aproximadamente 100 profissionais – entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais – foram homenageados na terça-feira (16/12) em solenidade na Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia, que celebrou os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e os Conselhos Regionais), teve apoio do vereador Marcelo Messias (MDB). Veja mais... »
Atualizado em 17/12/2025 - 15h44“Prêmio E” reconhece iniciativas de impacto no empreendedorismo brasileiro em solenidade na Câmara
Em solenidade realizada na segunda-feira (15/12), a Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a produtora Casa Branca, promoveu a entrega do “Prêmio E”. O evento, que contou com o apoio do vereador Marcelo Messias (MDB), reuniu empresários, jornalistas, artistas e personalidades de destaque, homenageou iniciativas de impacto e excelência no cenário do empreendedorismo... »
Atualizado em 16/12/2025 - 17h12

