Nesta segunda-feira (02/02), o auditório Freitas Nobre da Câmara Municipal de São Paulo sediou a assembleia do Setorial Economia Informal, representando os ambulantes do Município de São Paulo.
A reunião foi convocada pelo Sindicato dos Permissionários em Ponto Fixo nas Vias e Logradouros Públicos do Município de São Paulo e pela União Nacional dos Deficientes Físicos, com o apoio do vereador José Américo (PT).
“Dá pra discutir bastante coisa. Tem essa questão do cadastramento, da cassação [das permissões] dos deficientes”, diz o presidente do Sindicato, José Gomes da Silva, que protesta contra o fato de os camelôs muitas vezes serem encarados como bandidos pelos governantes. “Bandido não trabalha 10, 12 horas por dia, bandido não estaria no meio da sociedade como fazemos todos os dias. Então, acho uma covardia sermos tratados dessa maneira onde vez sim vez não somos agredidos por GCM, por agentes de apreensão e às vezes pela própria polícia”, considera.
Os representantes da categoria discordam do recadastramento dos permissionários nas Subprefeituras proposto pela gestão Gilberto Kassab. “Ainda existem pessoas no nosso meio que dizem: ‘Ah, quem perdeu o termo de permissão de uso foi ele, não fui eu…’ Não pode ser assim. Essa é a hora de nos unirmos”, conclama Afonso José da Silva, presidente do Sindicato dos Camelôs Independentes de São Paulo.
O vereador José Américo, presente à assembleia, informou à nossa reportagem que o encontro de hoje visou a preparar a categoria para uma audiência pública a ocorrer na Câmara brevemente. “A data provável é no final de fevereiro. Como a legislatura terminou, o requerimento de convocação da audiência apresentado no ano passado precisa ser reaprovado na Comissão de Administração Pública. É uma formalidade”, conta.
|
Ambulantes se reúnem na Câmara Municipal de São Paulo
Categorias
Outras notícias relacionadas
Evento na Câmara celebra um ano da Lei de Fibromialgia
Nesta sexta-feira (24/07), a Câmara Municipal de São Paulo sediou um fórum para comemoração do primeiro ano de vigência da Lei federal nº 15.176/2025, que criou o Programa Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa Acometida por Fibromialgia e Doenças Correlatas. A medida estabelece que, mediante avaliação biopsicossocial, o paciente seja enquadrado como pessoa com... »
Atualizado em 24/07/2026 - 19h01Sustentabilidade e clima: Câmara de SP recebe deputado italiano e ativista ambiental
Nesta quarta-feira (22/07), representantes do Partido Verde do Brasil se reuniram com o deputado italiano Angelo Bonelli, na Câmara Municipal de São Paulo, para discutir questões ligadas ao meio ambiente, à sustentabilidade e às mudanças climáticas. O encontro foi idealizado pelo vereador Roberto Tripoli (PV). A visita do parlamentar italiano à Câmara teve como objetivo... »
Atualizado em 22/07/2026 - 22h34Workshop oferece capacitação para entidades e ONGs do terceiro setor
Representantes de organizações sociais participaram, nesta segunda-feira (20/07), do segundo encontro de fortalecimento e qualificação das entidades do terceiro setor. O evento foi realizado na na Câmara Municipal de São Paulo, por meio de uma iniciativa do vereador João Ananias (PT). A formação reuniu especialistas para debater temas como gestão financeira, captação de recursos, prestação... »
Atualizado em 20/07/2026 - 19h15

