Pedidos de regularização fundiária predominam em Guainases e Lajeado

Vereadores

Vereadores ouviram as reivindicações da população de Guaianases e Lajeado
Foto: Luiz França / CMSP

ROBERTO VIEIRA

Moradores dos distritos de Guaianases e Lajeado, no extremo leste da cidade, lotaram – na manhã deste sábado (28/11)- o auditório do CEU José Guilherme Gianetti, conhecido como ‘CEU Jambeiro’, para prestigiarem a última sessão pública do programa Câmara no seu Bairro, que aproxima os vereadores da população.

Durante quase três horas de sessão, foi possível observar com clareza que a maioria das reivindicações apresentadas pelas 30 pessoas que fizeram uso da palavra na tribuna dizia respeito à regularização fundiária, bem como também a construção de novas moradias.

Antonio Donato

O presidente da Câmara Municipal, Antônio Donato (PT), fez menção a massiva participação da população de Guaianases e Lajeado e reconheceu a urgência do problema das moradias. O parlamentar prometeu empenho do legislativo -naquilo que sua esfera lhe permite- em buscar uma solução para o problema.

“Muita gente veio hoje aqui e a participação é muito importante. As reivindicações colocadas, a gente percebeu um problema sério de regularização fundiária e o problema do córrego Itaquera Mirim, com relação às enchentes. São duas questões que ficaram bem marcadas e que nós    vamos ter que trabalhar em cima para dar uma resposta para a população” afirmou.

“Nós estamos lutando por regularização de moradia. Eu moro numa área que passou por reintegração de posse, nós conseguimos o direito de ficar lá, mas a gente não conseguiu a regularização, estamos na luta há mais de 12 anos e a gente ainda não conseguiu”, comentou Sônia Pereira dos Santos, que luta em nome pela regularização de cerca de 3500 casas.

O vereador Senival Moura (PT), argumentou que a região tem registrado crescimento ao longo dos últimos anos com diversas ações pontuais, mas destacou que é preciso de medidas mais específicas de médio e longo prazo.

“Tem outras coisas que são estruturais e importantes aqui para esta região. Quero dar o exemplo da conclusão da obra da Radial Leste, que foi iniciada na gestão da ex-prefeita Marta (Suplicy), e ficou parado durante os oito anos da gestão anterior, gestão Serra e Kassab. Tentou se reiniciar na gestão atual, não foi possível e está parado, mas esta é uma cobrança que nós vamos fazer”, alertou Moura.

O conselheiro participativo Jânio Carlos Crespaldi, engrossou o coro pelo retorno das obras na Radial Leste (principal via de acesso ao centro) e afirmou que este e outros pedidos já ganharam a prioridade do conselho.

“Nós do Conselho Participativo aprovamos três projetos prioritários. A conclusão da Radial Leste, cujo custo previsto é de cerca de R$ 70 milhões para conclusão, a construção de 2.080 unidades habitacionais para Guaianazes e Lajeado e a regularização fundiária”, pontuou.

Avenida Nordestina

Outra questão ouvida pelos parlamentares diz respeito à revitalização da Avenida Nordestina, que corta o perímetro compreendido entre os distritos de Itaim Paulista, São Miguel e Guaianases.

Para Francisco Rodrigues, do ‘Movimento Revitalização na Nordestina’, a prefeitura deve dar início ao processo o mais rápido possível para que, de acordo com ele, diversos problemas ‘crônicos’ da região sejam resolvidos.

“É uma avenida extensa, importante, que gera mais de três mil empregos. Nós acreditamos que com a revitalização, vamos conseguir remanejar novas linhas de ônibus, criar corredores, fazer a drenagem correta da via, além de gerar mais empregos formais, que é nosso objetivo principal. A obra vai contribuir para os três distritos e o movimento não cobra apenas do poder público, nós estamos dialogando com empresas para fomentar o desenvolvimento da região”, concluiu.

O Movimento distribuiu folhetos durante a sessão no qual explicitavam algumas das melhorias que desejam ver realizadas na via, como alargamento, melhor iluminação e acessibilidade.

Estiveram presentes os vereadores Andrea Matarazzo (PSDB), Alessandro Guedes (PT), Edir Sales (PSD), Mário Covas Neto (PSDB), Marquito (PTB), Salomão Pereira (PSDB), Toninho Paiva (PR), Vavá (PT) e Valdecir Cabrabom (PTB).

3 Comments

Robson Pereira

Gostei de ter participado desse evento, parabens senhores vereadores, é muito importante eventos relevantes como o camara no seu bairro

BENICE DA SILVA SANTOS

Jardim Mirian II e Jardim Mirian III estamos esperando pela Regularização deste de 2001 levamos papéis para COHAB, Prefeirura e Sub Prefeitura e até este momento não foi chamado estas familias ainda, esperamos resposta urgente por favor.

Comentários estão fechados

Veja também