Na Penha, munícipes reivindicam melhorias na saúde pública

2015-10-23-CNB PENHA-ABUENO1848ABRE

Câmara no Seu Bairro ouviu moradores da Penha, Cangaíba, Vila Matilde e Arthur Alvim
Foto: André Bueno / CMSP


DA REDAÇÃO

As questões ligadas às melhorias no atendimento da saúde foram as mais apontadas pelos moradores dos distritos da Penha, Vila Matilde, Arthur Alvim e Cangaíba durante a sessão pública do programa ‘Câmara no Seu Bairro”, realizada no prédio da subprefeitura da Penha, nesta sexta-feira (23/10).

De acordo com algumas manifestações, os distritos — em especial Cangaíba — possuem uma demanda muito superior à capacidade de atendimento. O Hospital Municipal Doutor Alexandre Zaio foi criticado em alguns pronunciamentos feitos na tribuna.

MARIA DENILDA 2015-10-23-CNB PENHA-ABUENO1972MIO

Maria Denilda Mosselaro, conselheira municipal de saúde da região leste

Maria Denilda Mosselaro, conselheira municipal de saúde da região leste, afirmou que a unidade hospitalar opera em condições muito ruins e não comporta as demandas. “Hoje funcionam apenas 52 leitos, superlotados, não tem UTI, chega uma pessoa enfartada e fica na observação e os médicos fazem milagres”, disse.

Já o coordenador dos conselheiros participativos de Arthur Alvim, Matheus da Silva Ribeiro, fez questionamentos com relação ao processo de ampliação do hospital. “Estava previsto no Plano de Metas, mas pelo que a gente sabe não foi separado uma emenda orçamentária para ser construído no ano que vem, isso finalizou agora em setembro e por isso nosso descontentamento em relação a isso”, argumentou.

2015-10-23-CNB PENHA-ABUENO2025MIO

Presidente da Câmara Municipal, Antonio Donato (PT)

O presidente da Câmara Municipal, Antonio Donato (PT), disse que as demandas apresentadas serão tratadas da melhor maneira possível, e no caso da saúde, adiantou que vai tratar com o secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha.

“A questão da saúde é um desafio em toda cidade. Nós vamos dialogar com o secretário Padilha para ver o que é possível fazer emergencialmente e o que depender da Câmara, do ponto de vista de um debate orçamentário, de propostas de médio prazo, nós também vamos trabalhar. Ficou claro que esta é uma questão central aqui da Penha”, pontuou.

“Temos carência na saúde também em Cangaíba, Engenheiro Goulart, Vila Silvia, há terrenos para que façamos alguma coisa em termos de UPA ou mini-hospital”, ponderou o vereador Toninho Paiva (PR), que também elogiou a ação da subprefeitura. “Eu posso afirmar, convicto, de que a subprefeitura da Penha tem uma atuação que a gente tem que glorificar. As praças estão revitalizadas, organizadas com aparelhos para terceira idade, enfim”, finalizou.

O vereador Alessandro Guedes também apontou avanços na região e elencou outras demandas. “O transporte público é desafio, regularização fundiária é desafio, bem como os grandes desafios na saúde, mas eu gostaria de destacar mesmo os bairros carentes aqui da região, como a Barroca e a comunidade do Cambalacho, que tem tido avanço neste governo”, comentou.

Mais Verde

FABIO ARAUJO 2015-10-23-CNB PENHA-ABUENO1983MIO

Fábio Araújo Pereira, conselheiro do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Penha

Fábio Araújo Pereira, conselheiro do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Penha, abordou aspectos ambientais da região da Penha. O munícipe pediu aos vereadores que trabalhem pela implantação do Parque Ponte Rasa. “Essa é uma luta histórica, de mais de 15 anos. A determinação está no atual Plano Diretor, mas ocorre que por questões burocráticas a prefeitura não implantou”, pontuou.

Também estiveram presentes na sessão do ‘Câmara no Seu Bairro’ os vereadores Conte Lopes (PTB), Edir Sales (PSD), Marquito (PTB), Reis (PT), Salomão Pereira (PSDB) e Valdecir Cabrabom (PTB), além do secretário de Relações Governamentais José Américo.

Ouça a íntegra da sessão pública pela Web Rádio Câmara:

 

Veja também