Moradores da Vila Mariana discutem o adensamento e mobilidade na região

2015-10-16CNB VILA MARIANA-ABUENO0939CAPA

Moradores da região participam da sessão pública do Câmara no Seu Bairro
Fotos: André Bueno / CMSP

JELDEAN SILVEIRA
DA REDAÇÃO

A subprefeitura de Vila Mariana, na zona Sul, recebeu nesta sexta-feira (16) a 26º Sessão Pública do programa Câmara no Seu Bairro. Entre as manifestações dos moradores, se destacaram a preocupação com o adensamento previsto no Projeto de Lei 272/2015, que trata da revisão da Lei de Zoneamento, e com problemas viários.

DENISE2015-10-16CNB VILA MARIANA-ABUENO0960MIO

Denise Delfim, moradora da região

Moema, Saúde e Vila Madalena são os distritos que  compõem a subprefeitura de Vila Mariana, abrigando mais de 335 mil pessoas. Com a aprovação do projeto atual da Lei de Zoneamento, a região receberá uma ZEU (Zona Eixo de Estruturação Urbana) no entorno do Metrô, que permitirá a verticalização dos bairros, e assim maior adensamento do território.

Para a moradora Denise Delfim, o projeto deveria garantir a preservação das construções históricas da Vila Mariana. “Em toda essa parte da Av. Domingos de Morais, onde está o Metrô, tem muita casa para ser preservada, com riquezas ambientais, nascentes que alimentam os lagos do Parque do Ibirapuera. Acho importante que haja um estudo sobre essa ZEU para não descaracterizar o bairro, para que se preserve a história. Porque é isso que dá a riqueza cultural da cidade. Se colocarmos só caixas de cimento sem nos preocuparmos com a história da cidade a gente vai perder a identidade” afirmou.

Os moradores do Planalto Paulista também se mostram preocupados com o Zoneamento da região. Parte dos presentes reivindicou que o bairro seja classificado como ZER (Zona Exclusivamente Residencial). “Nós pedimos a atenção dos senhores  vereadores para que o meio ambiente e a qualidade de vida na nossa cidade seja preservada em uma área residencial. Novos comércios irão prejudicar a vida dos moradores”, pediu o vice-presidente da Sociedade dos Amigos do Planalto Paulista, Hélio Hijuchi.

ANGELA2015-10-16CNB VILA MARIANA-ABUENO0995MIO

Angela Rabay, moradora

Outra parte dos moradores defendeu a implantação das ZCOR (Zona Corredor), no Planalto Paulista. “Queremos que apenas 4 vias sejam classificadas como ZCOR para garantir nosso direito de poder ter comércios perto de casa e poder comprar um pão, frequentar escola, igreja, enfim,  não ter que se deslocar para outros bairros para ter esses serviços ou produtos. As árvores, com certeza, continuarão sendo preservadas pelos moradores” afirmou a moradora Angela Rabay.

“Eu vi manifestações importantíssima para contribuir com o projeto que estamos prestes a aprovar na Câmara. Acredito que essa discussão deve ser feita ainda mais próxima com a população para que possamos realmente chegar a um consenso do que é o melhor para Vila Mariana. É um trabalho que deve ser feito por todos moradores, comerciantes e poder publico”, ressaltou o vereador, José Police Neto (PSD).

Mobilidade

Boa parte dos moradores também pediu a atenção dos parlamentares para a mobilidade na região. Foram registrados pedidos de recapeamento de vias, fiscalização de calçadas e estudos de impacto dos corredores de ônibus nas avenidas Lins de Vasconcelos e Lacerda Franco.

JANSON-2015-10-16CNB VILA MARIANA-ABUENO0980MIO

Janson Rocha, morador do Bosque da Saúde

“Em todas as vias que cruzam a Av. Lins de Vasconcelos encontramos buracos, calçadas danificadas e desníveis perigosos que podem causar acidentes graves. Pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes e idosos têm dificuldades em andar por essas ruas. Às vezes, precisam ir pelo meio da rua para poder caminhar com o risco de serem atropeladas”, disse o morador do Bosque da Saúde, Janson Rocha.

O comerciante e líder comunitário Ricardo do Carmo manifestou a insatisfação dos moradores em relação aos corredores exclusivos para ônibus nas avenidas Lins de Vasconcelos e Lacerda Franco. Segundo o comerciante, o corredor trouxe impactos negativos. “Essa é uma luta de mais de dois anos, ninguém consegue mais estacionar nessas avenidas, o que gerou o fechamento de mais de trinta lojas da região. Essas vias não estão preparadas para receber esses ônibus, estão todas danificadas e cheia de buraco, por isso, precisamos resolver esses caos”, afirmou.

2015-10-16CNB VILA MARIANA-ABUENO1027MIO

José Américo, secretário municipal de Relações Governamentais

O Secretário Municipal de Relações Governamentais, José Américo, reforçou o interesse da prefeitura em discutir e encaminhar as demandas de Vila Mariana. “Temos feito um esforço muito grande nessa região, principalmente no sentido de revitalização dos extremos desses bairros. Recapeamentos de ruas, atenção às áreas de enchentes, como no córrego do Ipiranga, que são emergenciais para este território, e continuaremos encaminhando estas demandas para as secretarias responsáveis”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Antônio Donato (PT), presidiu a sessão desta sexta, que reuniu cerda de 100 pessoas e foi acompanhada pelos vereadores Edir Sales (PSD), Dalton Silvano (PV), Marquito (PTB), Conte Lopes (PTB), Ari Friendenbach (PROS),  Quito Formiga (PR), Aurélio Nomura (PSDB) e pelo subprefeito da Vila Mariana, João Carlos da Silva Martins.

Confira a íntegra da sessão:

 

One Comment

Edson Domingues

Lamentável a reportagem omitir a presença do 1º Secretário da Câmara Municipal de São Paulo. Ou não perceberam a presença o representante da Vila Mariana na Sessão Câmara no seu Bairro, ou é pura má fé.

Comentários estão fechados

Veja também