Medalha Jânio Quadros é entregue a GCMs

Medalha Jânio QuadrosLuiz França / CMSP

 

A Câmara Municipal de São Paulo homenageou a GCM (Guarda Civil Metropolitana), nesta segunda-feira (16/09), com a Medalha Jânio Quadros. Criada em 2014, a condecoração destaca, principalmente, guardas civis metropolitanos e nomes da sociedade civil que apoiam a guarda municipal. A solenidade foi presidida pela vereadora Edir Sales (PSD), coautora da lei que criou a premiação.

Como explicou Edir, o prêmio é referência ao ex-presidente da República e ex-prefeito da capital paulista Jânio Quadros (1927 – 1992). Foi dele, contudo, a iniciativa de oficializar a GCM na cidade, ainda em 1986. “Esta é a sexta solenidade de homenagem com a Medalha Jânio Quadros, que tem a minha autoria com o deputado [estadual] coronel Telhada. Esse projeto homenageia todos aqueles que realmente merecem”, afirmou a vereadora.

Além de Edir, também formaram a mesa o deputado Telhada, o secretário municipal de Segurança Urbana, e coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, o secretário estadual de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, e a comandante-geral da GCM da capital paulista, inspetora superintendente Elza Paulina de Souza.

Reconhecimento

Para a comandante da GCM, Elza Paulina de Souza, a homenagem é o reconhecimento do trabalho realizado na cidade ao longo dos 33 anos da corporação. “Quando a Casa Legislativa reconhece, nos prestando essa homenagem, nós ficamos felizes e gratos por essa iniciativa. Para a gente é sempre muito bom”, afirmou a comandante.

Desde 1988 na GCM, e como resultado do seu trabalho, o inspetor-superintendente Eliazer Rodella foi um dos homenageados. Rodella relembrou a trajetória na corporação. “Eu sou da época do Jânio, e nós éramos chamados de guardas do Jânio. Eu diria, não em detrimento às outras honrarias, mas que essa é a honraria que realmente, distintamente, eu gostaria de ter”, disse ele.

Outro homenageado foi o inspetor de divisão e maestro da banda da GCM, José Carlos Milanez, há 27 anos na corporação. “Receber a medalha é gratificante. Por isso, agradeço a vereadora por lembrar-se do nosso nome nesse momento”, disse Milanez.

Premiado também, o diretor da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo, Humberto Mendes, falou sobre o trabalho feito com a GCM, para capacitação nas áreas da gestão e administração pública. “Temos algumas atividades importantes. Neste ano, contudo, estamos com um curso de fundamentos de gestão pública municipal, que vai capacitar 400 inspetores”, afirmou Mendes.

Confira abaixo todos os homenageados com a Medalha Jânio Quadros.

MARCO ANTONIO CALEJO
DA REDAÇÃO  

Deixe uma resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também