A Subcomissão do Envelhecimento Ativo da Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta quarta-feira (03/09) o coordenador de Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal da Saúde, Sérgio Pacheco Pascoal. Sérgio detalhou, em palestra, todos os programas municipais de saúde para idoso e os projetos em estudo para futura implantação.Entre os programas abordados estão o Programa Acompanhante de Idoso (para pessoas idosas que precisam de acompanhamento no domicílio e nas atividades externas); o projeto de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) ora em estudo pela Secretaria; as Unidades de Referência à Saúde do Idoso voltados para atendimento especializado (ou seja, em nível secundário, por geriatras); o Programa Centro-Dia (voltado para abrigar idosos das sete às 19 horas enquanto eles não podem estar sob cuidado dos familiares). Sobre os programas que estão em planejamento para começar a funcionar, como o Centro-Dia, ressaltou o palestrante: Para implantá-los vamos escolher locais que além de terem vulnerabilidade social tenham menos serviços.Sérgio Pacheco Pascoal também catalogou em sua exposição alguns dados e números sobre a população idosa na cidade de São Paulo. Demonstrou, por exemplo, que vários distritos do Município contam com mais de 20% de idosos, como Jardim Paulista, Lapa, Consolação, Belém e Tatuapé. E que 86,7% dos idosos na Capital tomam algum tipo de medicamento.A Subcomissão do Envelhecimento Ativo, vinculada à Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher, pretende dialogar com representantes das diversas Secretarias Municipais.O objetivo da Subcomissão é aprofundar o conhecimento do que cada Secretaria está fazendo na sua área e também promover o relacionamento entre todas elas, o Grande Conselho Municipal do Idoso e a sociedade em geral. Esse trabalho só vai ser possível quando a Prefeitura, o Estado e o Governo federal conseguirem ter uma política comum junto a um milhão e cem idosos que nós temos na cidade de São Paulo, esclarece o presidente da Subcomissão, vereador Gilberto Natalini (PSDB).Integraram a Mesa da Subcomissão, que se reuniu no Salão Nobre, os vereadores Zelão (PT), Atílio Francisco (PRB), Noemi Nonato (PSB) e Mario Dias (DEM), além do seu presidente.Nós trouxemos aqui quatro secretarias, vamos trazer sete, depois vamos juntar todas num dia só para um encontro maior para aprofundar, propor e integrar, aproveitar recursos e buscar recursos fora, em outras esferas do governo, para que a Câmara possa colaborar de fato para uma política pública eficaz e ampla para os idosos, finaliza Natalini.
|
Subcomissão do Envelhecimento ouve representante da Secretaria da Saúde
Categorias
Outras notícias relacionadas
Saúde, educação e acolhimento marcaram as discussões da Comissão da Criança em 2025
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude foi instalada em 8 de maio. Em 2025, foram realizadas nove reuniões ordinárias. Ao longo do ano, o colegiado expediu 11 ofícios. Em cinco de junho, durante a primeira reunião do colegiado, o vice-presidente da comissão, vereador Celso Giannazi (PSOL), falou... »
Atualizado em 19/01/2026 - 12h00Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00

