Esta segunda feira (17/11) foi o último dia do Seminário “As Técnicas Legislativas e o Sistema Normativo Brasileiro”, realizado na Câmara Municipal de São Paulo. Na programação do quinto painel o tema foi “Processo Legislativo, Técnica Legislativa e Legística”. Os trabalhos foram coordenados por Ana Lucia Câmara, procuradora do Estado de São Paulo e professora-assistente de Direito Administrativo da PUC-SP e discutiram a matéria Mônica Hermann Salem Caggiano, professora de Direito Constitucional da Universidade Mackenzie e ex-secretária dos Negócios Jurídicos do Município de São Paulo; e Manoel Gonçalves Ferreira Filho, professor de Direito Constitucional da Universidade de São Paulo e doutor em Direito pela Universidade de Paris.
Primeira a falar, Mônica dissertou sobre a perda de prestígio do Parlamento e explicou alguns instrumentos contra a vulnerabilidade do Legislativo. “Os Parlamentos, seja em sistema parlamentarista, seja em ambiente presidencialista ou ainda nos quadros híbridos, continuam como presença constante no mundo da política e não merecem ser ignorados ou marginalizados”, ressaltou.
Em seguida, Ferreira Filho se reportou às especificidades da produção legislativa. “É evidente que se a capacidade de fazer leis do Poder Executivo não pode ser eliminado, há de ser controlado”. E disse mais: “Realmente, não sendo eleitos pelo povo, os juízes não podem invocar a legitimidade democrática. Eu me insurjo contra essa politização do Judiciário, fazendo leis sem levar em conta, por exemplo, a Lei de Responsabilidade Fiscal.”
O seminário é uma promoção do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) da Procuradoria Geral do Município, com a colaboração da Procuradoria da Câmara Municipal de São Paulo, da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo e da Procuradoria da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
|
Seminário discute processo legislativo, técnica legislativa e legística
Categorias
Outras notícias relacionadas
Ablaguam dá posse a novos integrantes e presta homenagens em solenidade na Câmara de SP
A Ablaguam (Academia Brasileira de Letras das Guardas Municipais) realizou uma solenidade na Câmara Municipal de São Paulo para homenagear representantes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e da sociedade civil. A cerimônia também empossou novos integrantes à Academia. O evento aconteceu na última sexta-feira (12/9), com o apoio do vereador Eliseu Gabriel (PSB). Sem fins... »
Atualizado em 15/09/2025 - 14h42Câmara sedia palestra “Hoje Não Tem Carnaval – A Arte em Tempos de Confinamento”
No sábado (13/9), a Câmara Municipal de São Paulo recebeu a palestra “Hoje não tem carnaval – a arte em tempos de confinamento”. O evento que contou com o apoio do vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL) refletiu sobre os desafios da Covid-19 e do isolamento em diferentes áreas como arte, saúde, memória e resistência. Confira... »
Atualizado em 15/09/2025 - 14h36Câmara recebe encontro de mães de terreiro para debater racismo religioso
No sábado (13/9), a Câmara Municipal de São Paulo sediou o encontro “Iyás, autoestima, colo e ancestralidade”, organizado pela mãe Su de Nanã em conjunto com o gabinete da vereadora Luana Alves (PSOL). O encontro reuniu lideranças religiosas femininas de matriz africana para debater estratégias contra o racismo religioso, fortalecer redes de apoio e articular... »
Atualizado em 15/09/2025 - 14h09