Esta segunda feira (17/11) foi o último dia do Seminário “As Técnicas Legislativas e o Sistema Normativo Brasileiro”, realizado na Câmara Municipal de São Paulo. Na programação do quinto painel o tema foi “Processo Legislativo, Técnica Legislativa e Legística”. Os trabalhos foram coordenados por Ana Lucia Câmara, procuradora do Estado de São Paulo e professora-assistente de Direito Administrativo da PUC-SP e discutiram a matéria Mônica Hermann Salem Caggiano, professora de Direito Constitucional da Universidade Mackenzie e ex-secretária dos Negócios Jurídicos do Município de São Paulo; e Manoel Gonçalves Ferreira Filho, professor de Direito Constitucional da Universidade de São Paulo e doutor em Direito pela Universidade de Paris.
Primeira a falar, Mônica dissertou sobre a perda de prestígio do Parlamento e explicou alguns instrumentos contra a vulnerabilidade do Legislativo. “Os Parlamentos, seja em sistema parlamentarista, seja em ambiente presidencialista ou ainda nos quadros híbridos, continuam como presença constante no mundo da política e não merecem ser ignorados ou marginalizados”, ressaltou.
Em seguida, Ferreira Filho se reportou às especificidades da produção legislativa. “É evidente que se a capacidade de fazer leis do Poder Executivo não pode ser eliminado, há de ser controlado”. E disse mais: “Realmente, não sendo eleitos pelo povo, os juízes não podem invocar a legitimidade democrática. Eu me insurjo contra essa politização do Judiciário, fazendo leis sem levar em conta, por exemplo, a Lei de Responsabilidade Fiscal.”
O seminário é uma promoção do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) da Procuradoria Geral do Município, com a colaboração da Procuradoria da Câmara Municipal de São Paulo, da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo e da Procuradoria da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
|
Seminário discute processo legislativo, técnica legislativa e legística
Categorias
Outras notícias relacionadas
Festival Ocupa Feminista reúne mulheres de todo o Brasil na Câmara
O Festival Ocupa Feminista reuniu, nesta sexta-feira (17/10), mulheres de todo o país em diferentes espaços da Câmara Municipal de São Paulo. A programação conta com atividades até este sábado (18/10), como oficinas e debates. Promovido pela MMM-SP (Marcha Mundial das Mulheres de São Paulo), a vereadora Luna Zarattini (PT) apoiou o evento. A iniciativa... »
Atualizado em 17/10/2025 - 20h44Câmara Municipal sedia solenidade em homenagem à Aclasp
Na quinta-feira (16/10), a Câmara Municipal de São Paulo sediou uma solenidade em homenagem à Aclasp (Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo). A vereadora Edir Sales (PSD), apoiadora da iniciativa, tomou posse na Academia durante a cerimônia. Ela ocupará a cadeira de número 12. Junto à parlamentar, estará a primeira-dama da capital paulista,... »
Atualizado em 17/10/2025 - 16h25Solenidade celebra os 50 anos do voluntariado médico do Cangaíba
Os 50 anos do voluntariado médico do Cangaíba foram celebrados em uma solenidade, na quarta-feira (15/10), na Câmara Municipal de São Paulo. A iniciativa, do vereador Eliseu Gabriel (PSB), contou com a presença de autoridades como o presidente do Legislativo paulistano, vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB). O grupo foi fundado... »
Atualizado em 16/10/2025 - 16h22