Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Saúde dá aval a projeto que obriga capacitação de equipes de segurança privada no combate ao racismo

O colegiado também avançou proposta que garante tratamento com medicamentos à base de canabidiol

Por: MURILO RINCON
DA REDAÇÃO

6 de agosto de 2025 - 17:24
Reunião da Comissão de SaúdeTon Rodrigues / REDE CÂMARA SP

Na reunião desta quarta-feira (6/8), os vereadores que compõem a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo se reuniram para apreciar 22 itens da pauta. Destaque para o PL (Projeto de Lei) 764/2021, de autoria da vereadora Luana Alves (PSOL). A matéria determina que os estabelecimentos comerciais capacitem os funcionários e as equipes de segurança privada no combate ao racismo.

“Hoje, por exemplo, na GCM, que também é uma instituição que muitas vezes recebe denúncias de racismo, tem essa formação. Não é algo que impede situações do racismo acontecer, mas todo o profissional que está na rua passou por essa formação, passou porque eu fui checar na academia e é uma coisa que de fato existe. E isso tem que acontecer também nas equipes de segurança privada, que também estão na rua”, defendeu Luana Alves.

Demandas da Saúde

Outro projeto que avançou no colegiado foi o que institui a política municipal de fornecimento de medicamentos formulados à base de canabidiol nas unidades de saúde pública municipal e privada conveniada ao SUS (Sistema Único de Saúde).

“Sabemos o poder fundamental de cura e de restabelecimento da saúde, da integridade da saúde das pessoas que precisam desses medicamentos. Essa lei vai garantir que os medicamentos estejam disponíveis no SUS. Acho que é fundamental lutar por isso. Estou muito feliz com a aprovação do projeto e com os votos dos meus colegas aqui na Comissão”, disse a vereadora Amanda Paschoal (PSOL), relatora da proposta.

De autoria do vereador Jair Tatto (PT), o PL 718/2023, que institui a campanha “Coração Dourado” no município de São Paulo, também avançou. “Projeto importantíssimo do vereador Jair Tatto, que é um projeto para você alertar as pessoas mais jovens sobre o risco do câncer, sobre a prevenção. É um projeto preventivo, e todo o projeto preventivo é importante”, disse o vereador Hélio Rodrigues, relator do projeto.

Participaram da reunião os vereadores: Ely Teruel (MDB) – presidente, Simone Ganem (PODE) – vice-presidente, Amanda Pascoal (PSOL)Hélio Rodrigues (PT)Luana Alves (PSOL), Roberto Trípoli (PV)Rute Costa (PL).

Confira abaixo a íntegra da reunião da Comissão de Saúde:

 

 

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar