Há 25 anos, o Dia do Rotary faz parte do calendário oficial das comemorações da cidade de São Paulo. Para celebrar a data, os rotarianos se reuniram nesta terça-feira ( 23/02) na Câmara Municipal. O Rotary Internacional existe há 105 anos no mundo e está presente no Brasil há 87 anos. É uma entidade apartidária e sem fins lucrativos “ Seguimos a filosofia de servir, de ser solidário, de ser ético e ter postura”, explicou o vereador rotariano Gilson Barreto (PSDB), proponente da sessão. Como exemplo das bandeiras solidárias defendidas pelo Rotary pode-se enfatizar as ações que ajudaram erradicar a poliomielite no mundo e o mutirão para a cirurgia de catarata. “ Acreditamos que ao diminuir o sofrimento nas comunidades poderemos alcançar a paz mundial”, explica Roberto Luiz Barroso Filho, governador do Distrito 4420. “O projeto de lei que oficializou a data serviu de exemplo para que mais de 500 Câmaras Municipais em todo Brasil também comemorassem o Dia do Rotary”, lembra José Alfredo Petroni, diretor de Rotary Internacional entre os anos 1995 e 1997.
Outro motivo de orgulho para os rotarianos são os dez anos de criação das Faculdades Integradas Rio Branco, cuja mantenedora é a Fundação de Rotarianos de São Paulo. “ Nosso objetivo é formar cidadãos responsáveis e conscientes, além da excelência acadêmica”, afirmou o professor Custódio Pereira, diretor geral das Faculdades Integradas Rio Branco.
Além do vereador Gilson Barreto, dos rotarianos Alfredo Pretoni e Luiz Barroso Filho, e do professor Custódio também compuseram a mesa solene : Eduardo de Barros Pimentel, presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo; Juvenal Antonio da Silva, governador do Distrito 4430, Reinaldo Domingos, governador do Distrito 4610; Antonio José Costa, representante do colégio de governadores do Rotary; Samir Nakhle Khoury, governador rotariano; e Eurípedes Sales, conselheiro do Tribunal de Contas do Município.
|
Rotary Internacional comemora 105 anos
Categorias
Outras notícias relacionadas
Sábado de cidadania, capacitação e participação marca agenda da Câmara de São Paulo
A Câmara Municipal de São Paulo recebeu, ao longo da semana, uma série de atividades voltadas à cidadania, à inclusão e à participação popular. Entre elas, o Fórum Municipal de Prevenção, Proteção e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizado com apoio do vereador Hélio Rodrigues (PT), reuniu especialistas e representantes da rede... »
Atualizado em 01/08/2026 - 17h29Câmara concede Voto de Júbilo ao Coral do Papa e ao maestro Monsenhor Marcos Pavan
A Câmara Municipal de São Paulo concedeu nesta segunda-feira (27/07) o Voto de Júbilo e Congratulações à Cappella Musicale Pontificia Sistina, conhecida mundialmente como o Coral do Papa, e ao seu mestre diretor, o brasileiro Monsenhor Marcos Pavan. Proposta pela vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO), a homenagem reconheceu a histórica turnê do grupo pelo Brasil, com... »
Atualizado em 27/07/2026 - 19h55Evento na Câmara celebra um ano da Lei de Fibromialgia
Nesta sexta-feira (24/07), a Câmara Municipal de São Paulo sediou um fórum para comemoração do primeiro ano de vigência da Lei federal nº 15.176/2025, que criou o Programa Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa Acometida por Fibromialgia e Doenças Correlatas. A medida estabelece que, mediante avaliação biopsicossocial, o paciente seja enquadrado como pessoa com... »
Atualizado em 24/07/2026 - 19h01


