Revista Parlamento e Sociedade aborda reforma política

2016-05-05 Lancamento Revista Parlamento e Sociedade-ABUENO9937ABRE

Durante o evento foi realizado seminário para discutir conjuntura política brasileira
Fotos: André Bueno / CMSP


DA REDAÇÃO

A revista Parlamento e Sociedade, produzida pela Escola do Parlamento, lançou na noite desta quinta-feira (5/5) as edições que trazem um dossiê do Ciclo de Debates que discutiu a Reforma Política na Câmara. O lançamento ainda contou com um seminário sobre a conjuntura política brasileira.

O ciclo de debates, que aconteceu entre maio e junho de 2015, trouxe à Câmara Municipal especialistas, parlamentares e a sociedade civil para discutir os possíveis caminhos das reformas políticas, institucionais e do processo democrático do país.

MARIA HERMINIA 2016-05-05 Lancamento Revista Parlamento e Sociedade-ABUENO9967MIO

Maria Hermínia Tavares de Almeida

“É um dossiê importante, pois o tema da reforma política tem estado permanentemente na pauta de discussões, apesar de não ter avançado muito. O que a revista faz é na verdade pegar os melhores especialistas sobre o tema e construir um panorama geral, equilibrado, pluralista, com diferentes posições a essa questão”, ressaltou a professora aposentada de Ciências Sociais da USP, Maria Hermínia Tavares de Almeida.

O impacto da atual conjuntura política brasileira no cotidiano dos cidadãos foi o tema central do seminário de lançamento. Para o doutor em ciências política e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), George Avelino Filho, as publicações contribuirão para a construção de posições democráticas.

“Com a relação ruim que as pessoas estão tendo com a política, vejo esse momento atual como um período de acumular conhecimento. Como essa janela de oportunidade de uma reforma política não é certa, a ideia é de quando ela aparecer novamente, quanto mais informada as pessoas tiverem, mais capazes serão de entender o processo todo e saber tomar as decisões”, afirmou.

Veja também