Nesta quarta-feira (12/11), o Fórum de Educação Infantil das Entidades Conveniadas recebeu Marilda Santos, conselheira que representa o Fórum no Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, para que ela explicasse o funcionamento do Fundo e prestasse esclarecimentos sobre seus recursos. O Fundeb é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação que provém de uma verba federal extra além da receita orçamentária dos municípios. Marilda explicou que o Conselho é fiscal, não deliberativo, nem de aconselhamento. “Não é possível que o Conselho interfira diretamente nas decisões do secretário da Educação, Alexandre Schneider, que é quem decide o destino do Fundo”, disse Marilda. A partir dessa informação, o Fórum acredita que é necessário saber quando e onde a reunião que decide o destino das verbas será realizada. E também se os representantes das entidades poderão participar. A preferência do Fórum é que grande parte dos recursos seja destinada a formação e capacitação dos profissionais que trabalham nas creches.
O vereador Paulo Frange(PTB) afirmou que enviará um pedido para a Comissão de Finanças e Orçamentos da Câmara. “ A Comissão pode requerer o detalhamento de recursos do Fundeb junto à Secretaria Municipal de Educação para que as entidades possam saber como esse recurso vem sendo aplicado”, disse ele.
O vereador também convidou todos os presentes a participarem da Audiência Pública que discutirá o destino do orçamento para educação no ano de 2009 com o secretário de Educação, Alexandre Schneider, que acontecerá na próxima segunda-feira (17/11),às 14h, no plenário da Câmara.
|
Recursos do Fundeb são discutidos no Fórum de Educação Infantil das Entidades Conveniadas
Categorias
Outras notícias relacionadas
Solenidade homenageia os 57 anos do Centro Esportivo Arthur Friedenreich
Na terça-feira (28/4), uma cerimônia realizada na Câmara Municipal de São Paulo homenageou os 57 anos do Centro Esportivo Arthur Friedenreich. O espaço – que fica na zona leste da cidade – conta dois campos de futebol abertos, campo de softball, ginásio esportivo, duas piscinas e parquinho. O Centro Esportivo também possui atividades, como caminhada,... »
Atualizado em 29/04/2026 - 15h49Veteranos dos Consegs têm trabalho reconhecido em solenidade
Os veteranos dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) foram reconhecidos em solenidade realizada na terça-feira (28/4). O evento do vereador Major Palumbo (PP) propôs homenagens a fim de valorizar os serviços prestados à sociedade paulistana, fazendo a articulação entre a comunidade e as forças de segurança. Durante a cerimônia, 21 conselheiros receberam certificados pelo trabalho... »
Atualizado em 29/04/2026 - 15h45Seminário destaca atuação dos sanitaristas no sistema público de saúde
A Câmara Municipal de São Paulo recebeu na terça-feira (28/4) um seminário para destacar a importância dos sanitaristas no sistema de saúde pública do Brasil. O evento foi proposto pelo vereador Hélio Rodrigues (PT). Os sanitaristas são profissionais que atuam na gestão, na vigilância em saúde, na pesquisa e na promoção do direito à saúde.... »
Atualizado em 29/04/2026 - 15h13


