O Projeto de Lei 482/2007, apresentado pelo vereador Claudinho (PSDB), aprovado em primeira votação, dispõe sobre a obrigatoriedade de aviso do tempo de decomposição pela natureza nas embalagens de quaisquer produtos comercializados em São Paulo. O objetivo é contribuir com o meio ambiente. O vereador Claudinho informou que a proposta tem a função de alertar as pessoas para a necessidade de separar e encaminhar para reciclagem as embalagens de diversos produtos usados cotidianamente e que acabam jogados em lixos comuns, bem como nos rios e nos córregos.
“Queremos sensibilizar os consumidores para que adotem a reciclagem como prática produtiva e de economia para o município, para o País, ajudando a reduzir a quantidade de lixo produzido nas casas e nas indústrias. No Brasil, a cada ano são desperdiçados R$4,6 bilhões porque não se recicla tudo o que poderia”, diz o vereador.
O aviso de tempo de decomposição deverá vir impresso na própria embalagem, de forma legível e de fácil visualização pelo consumidor. Alguns produtos levam centenas de anos para se decompor, e com a obrigatoriedade da informação a população passaria a separar estas embalagens. O alumínio, por exemplo, dura de 200 a 500 anos; embalagem de leite longa vida até 100 anos; plástico até 450 anos. O projeto ainda precisa ser analisado em segunda votação antes de ir à sanção do prefeito.
|
Projeto de lei obriga empresas a disponibilizarem tempo de decomposição dos produtos nas embalagens
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00