Programação da 10ª Semana de Estudo e Leitura encerra nesta sexta

JRaposo | REDE CÂMARA

Sessão Solene virtual de encerramento da 10ª Semana de Estudo e Leitura realizada nesta sexta-feira (16/4)

MARCO CALEJO
HOME OFFICE

Em Sessão Solene virtual nesta sexta-feira (16/4), a Câmara Municipal de São Paulo finalizou a 10ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura. No calendário oficial da capital paulista desde 2009, o evento teve início na última segunda-feira (12/4) e se encerra hoje, às 20h. Devido à pandemia, a programação foi realizada virtualmente.

No total, foram agendadas 64 atividades educativas. Além de saraus, bate-papo com escritores, apresentações teatrais e musicais, contação de histórias, roda de leitura e palestras, a edição deste ano tratou de temas relacionados à afetividade, diversidade e inclusão. A solenidade de encerramento também contou com apresentações artísticas.

Presidente da Sessão Solene e autor da Lei Municipal n° 14.999 de 2009 que instituiu a Semana, o vereador Eliseu Gabriel (PSB) disse que a cada ano o evento tem ganhado mais notoriedade e atingido o objetivo de estimular o estudo. “Quanto mais a pessoa estuda e lê, o horizonte se abre, mais a pessoa está preparada para intervir onde ela está”.

Representantes da Prefeitura de SP

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Daniela Harumi Hikawa, destacou a importância do evento. “Envolve os nossos estudantes, crianças e jovens, em outros mundos, realidades e culturas. Contribui muito para a formação”.

Por meio da Língua Brasileira de Sinais, o secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Vinicius Alves Schaefer, falou que “estaremos aqui sempre apoiando todas as formas de leitura, seja em braile ou em audiodescrição. O evento foi realmente maravilhoso”.

Representantes de instituições

Christian Sznick representou o Sinesp (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo). Para ele, “falar de cultura, falar de leitura e de escrita em um momento como esse é muito importante”.

O diretor da Aprofem (Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo), Arnaldo Ribeiro dos Santos, também esteve presente de forma on-line na solenidade. “A lei (que instituiu a Semana de Estudo e Leitura) pegou e dá frutos, não somente em se tratando da educação em seu sentido stricto, mas também em seu sentido lato, circunstanciado pela convivência e relacionamento social”.

Para Marcus Vinícius Mathias, diretor do Colégio Objetivo, a educação tem papel fundamental para construir uma sociedade melhor. “Através da cultura, vamos construir um país forte, sem agressividade, um país sem ferir as pessoas, sem machucar ninguém”.

Participantes de edições anteriores

Por meio de videochamada, o vereador Eliseu Gabriel (PSB) conversou com duas estudantes que participaram de edições passadas. Laura Martins, de 17 anos, teve texto publicado no livro Descobrir-se Autor de 2017. O volume é produzido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “Eu estudava no CEU (Centro Educacional Unificado) João Cabral de Melo Neto, na Vila Curuçá. Mas agora estou estudando no Instituto Federal de São Paulo”.

O texto da Thamires de Souza, de 19 anos, também foi divulgado no livro Descobrir-se Autor de 2017.  Ela descreveu a sensação de ter participado de um dos eventos anteriores. “Eu amei escrever, achei muito legal”.

Outra ação da Semana de Estudo e Leitura é o livro Revelar-se Autor, destinado aos educadores. A professora Kátia Rocha, participante da edição de 2019, disse que “foi uma festa para nós (professora e alunos). A gente ficou bem feliz”.

Também com texto reconhecido no projeto de 2019, a professora Patrícia Zerino Aguillera, demonstrou gratificação. “É muito bacana. Foi uma experiência muito feliz”.

Os livros Descobrir-se Autor e Revelar-se Autor deste ano devem ser lançados no mês de outubro.

As atividades da Semana estão no portal do evento. A Sessão Solene que marcou o fim da 10ª Semana de Estudo e Leitura está disponível no canal do YouTube da Câmara Municipal de São Paulo.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também