Programa “Vossa Excelência, a Memória” resgatou a história da Câmara de SP em 2021

Memória. Em uma era onde as informações estão tão próximas – chegando em tempo real de todos os lados na palma da mão ou a um clique de distância -, e se atualizam a cada segundo, preservar a memória se faz cada vez mais importante para que não nos esqueçamos do passado, de fatos e pessoas marcantes. Para que preservemos a história.

Mas não basta preservá-la, pois, ainda assim, as informações podem cair no esquecimento. É preciso trazer esse passado à luz e fazer com todos lembrem – ou saibam – quais caminhos foram trilhados e quem foram os responsáveis pelos rumos da nossa história.

 

E, ao longo de 2021, o programa Vossa Excelência: a Memória, apresentado pela jornalista Viviane Cezarino e produzido com o apoio da Secretaria de Documentação da CMSP, resgatou histórias vividas na Câmara Municipal de São Paulo em diferentes períodos, por meio de entrevistas com ex-vereadores.

“A Câmara sempre será lembrada pelas Leis importantes que criou. E isso é incrível. Porém, no programa, incentivamos que os ex-vereadores nos contem como aconteceram estas votações, a forma é que é interessante para nós. Como fizeram para aprovar determinado Projeto no último segundo? Como convenceram a oposição? São estas costuras de bastidores, invisíveis na história, que nos propomos a guardar na memória”, destacou Viviane.

No decorrer de 15 episódios, os espectadores puderam conhecer diferentes momentos e facetas do Legislativo paulistano em conversas com ex-presidentes da Casa, como José Eduardo Cardozo, e figuras notórias da política que passaram pelos corredores da Câmara, como os ex-vereadores Aldo Rebelo, Arthur Alves Pinto, Eurípedes Sales e Aldaíza Sposati.

Nos programas, também foi possível relembrar Projetos de Lei marcantes e situações históricas do Legislativo paulistano, contadas pelos ex-parlamentares Flávio Bierrenbach, João Carlos Meirelles, Celso Matsuda, Henrique Pacheco, Tereza Lajolo, Paulo Soares Cintra, Bruno Feder, Adriano Diogo, Ítalo Cardoso e Devanir Ribeiro.

Para o historiador Ubirajara Prestes, funcionário do Arquivo Geral da Câmara Municipal de São Paulo, preservar e dar publicidade à história do Legislativo paulistano é fundamental para a formação da sociedade. “A trajetória das pessoas que passaram pela Câmara Municipal de São Paulo revela os dilemas políticos e sociais da História da cidade. Dessa maneira, conhecer as diferentes atuações dos vereadores constitui um exercício de cidadania, pois ajuda o munícipe a refletir sobre suas opções políticas e os meios para acompanhar o processo legislativo”, disse. “Registrar e preservar essa História, com todas as suas possibilidades e contradições, é uma grande responsabilidade da Edilidade. Para isso, cuidamos dos diversos documentos legislativos, incluindo projetos, atas e anais. Os registros audiovisuais também são importantes, e o programa Vossa Excelência: a Memória é um grande projeto de preservação e difusão da História da vereança e das diferentes ideias políticas nas últimas décadas”, acrescentou Prestes.

Quer assistir todas as entrevistas e saber mais sobre a história da Câmara Municipal de São Paulo? A playlist completa com todos os episódios do programa Vossa Excelência: a Memória está disponível neste link.

 

por, DANIEL MONTEIRO
HOME OFFICE

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também