
No próximo domingo (19/10), a partir das 10h, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo promove a 2ª Audiência Pública regional sobre as propostas do Orçamento de 2026 e do PPA 2026-2029. O debate – voltado à região central e à zona oeste – acontecerá no CSEB (Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa) da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), no bairro do Butantã.
Apresentada por meio do PL (Projeto de Lei) 1169/2025, a LOA (Lei Orçamentária Anual) estima um orçamento de R$ 135,4 bilhões para a cidade de São Paulo no ano que vem. Já o PL 1168/2025 – referente ao PPA – prevê investimentos de R$ 583,7 bilhões.
Sobre a zona oeste e a região central
Fazem parte da zona oeste as Subprefeituras da Lapa, Butantã e Pinheiros. Dados do censo do IBGE de 2022 apontam que, somadas, estas Subprefeituras representam uma população de mais de 1,09 milhão de habitantes. Clique aqui e veja os valores indicados na proposta do orçamento para cada uma das Subprefeituras da região.
Já a região central é atendida pela Subprefeitura Sé. Integram a região os distritos Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília e Sé, que representam uma população de mais de 423 mil habitantes. Clique aqui e veja os valores discriminados para esta Subprefeitura na peça orçamentária.
Participe e acompanhe
A participação popular é fundamental para discutir o orçamento da cidade. Nas audiências realizadas fora da Câmara, só é possível participar de forma presencial. Acompanhe a transmissão pelo Portal da Câmara (em Auditórios Online) e rede sociais do Legislativo paulistano, como o canal Câmara São Paulo no YouTube.
Serviço:
Comissão de Finanças e Orçamento
Tema: Orçamento 2026 e PPA 2026-2029 – 2ª Audiência Pública regional – centro e zona oeste
Data: 19/10
Horário: 10h
Local: Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa – FMUSP – Av. Vital Brasil, 1490
Transmissão: Auditório Virtual e redes sociais da CMSP
Informações: financas@saopaulo.sp.leg.br