Ao prestar informações nesta terça-feira (17/08) aos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para averiguar e apurar eventual deficiência no desempenho das competências outorgadas à Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) a representante da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – Proteste, Maria Inês Dolci, disse que a entidade avaliou a situação de higiene de 30 restaurantes que funcionam nos principais shoppings da cidade. “Analisamos as refeições servidas em bandejas e nos talheres e encontramos coliformes fecais em níveis acima do aceitável em 21 dos restaurantes”, informou. De acordo com Maria Inês, a informação foi passada para a Covisa, que prometeu realizar um seminário com o objetivo dos restaurantes melhorarem as condições de higiene.
A vereadora Sandra Tadeu (DEM), integrante da CPI, achou a informação “extremamente grave”. A parlamentar-médica é de opinião que o encontro de coliformes fecais em níveis altos “requer providências mais enérgicas do que se fazer seminários. A Covisa tem de tomar providências mais rígidas”.
Também há necessidade de uma fiscalização mais constante e adoção de medidas enérgicas para combater a contaminação dos sanduíches vendidos por ambulantes de cachorro-quente. “Nas análises realizadas nos produtos vendidos pelos dogueiros foram encontrados coliformes fecais e até salmonelas”.
Por isso, e pelos esclarecimentos prestados por várias pessoas à CPI, a vereadora Sandra Tadeu acredita que a “saúde do cidadão paulistano está desprotegida, pois não há uma fiscalização e não temos uma vigilância sanitária atuante”. E fez uma ressalva: “Isso acontece não por incompetência dos técnicos da Covisa, mas porque existe uma insuficiência do número de empregados, por falta de equipamentos e de fiscalização. A Covisa está desestruturada”.
Embora a Covisa exista há sete anos, o representante do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria, Paulo Roberto Sciamarelli, informou que desconhecia se as padarias estavam sendo fiscalizadas. “Ele nem sabia que teria de ter um alvará sanitário para poder abrir uma padaria”, desabafou Sandra Tadeu.
O vereador Aurélio Miguel (PR), presidente da CPI, solicitou que Sciamarelli fizesse uma consulta a seus associados e enviasse à CPI uma amostragem de quantos estabelecimentos foram inspecionados.
Tanto Aurélio Miguel quanto Sandra Tadeu disseram que a intenção da CPI é melhorar a estrutura da Covisa. “Vamos trabalhar no sentido de melhorar a Covisa, aumentando os recursos destinados a ela pelo Orçamento de 2011, realização de concurso público para a contratação de maior número de técnicos para que a entidade possa trabalhar de forma mais adequada”, disse o vereador.
Participaram da reunião os seguintes vereadores: Aurélio Miguel (PR), Sandra Tadeu (DEM), Noemi Nonato (PSB), Milton Ferreira (PPS), José Ferreira Zelão (PT), José Police Neto (PSDB) e Natalini (PSDB).
|
Há falta de higiene em 21 dos 30 restaurantes de shoppings analisados pelo Proteste
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pais e servidores municipais da rede de ensino da capital discutem educação inclusiva na Câmara
Os “Desafios e Caminhos para a Educação Inclusiva na Rede Pública: Políticas, Práticas e Garantias de Direito” foram a temática da Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo na noite desta sexta-feira (17/10). O debate foi presidido pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), integrante do colegiado. O parlamentar destacou a... »
Atualizado em 17/10/2025 - 22h19Câmara Municipal de São Paulo debate o novo Plano Nacional de Educação
O PNE (Plano Nacional de Educação), principal diretriz da política educacional brasileira, foi tema de uma Audiência Pública na noite desta quinta-feira (16/10). A discussão foi promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Comissão Especial da Câmara Federal dos Deputados. No Legislativo paulistano, o debate... »
Atualizado em 16/10/2025 - 22h59Orçamento 2026 e PPA: segurança urbana, desestatização e fiscalização de serviços são debatidas em audiência
Nesta quinta-feira (16/10), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou a segunda Audiência Pública temática para discutir as propostas da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026 e do PPA (Plano Plurianual) para o quadriênio de 2026 a 2029. O debate focou nas secretarias municipais de Segurança Urbana e de... »
Atualizado em 16/10/2025 - 21h40