Estudantes já podem se inscrever no Parlamento Jovem Ensino Médio 2026

Por: DA REDAÇÃO

23 de abril de 2026 - 14:27
Banner do Parlamento Jovem Ensino Médio 2026. Texto: “Inscrições abertas”. Botão vermelho “Saiba Mais”. Fundo roxo e amarelo com ilustração de jovem falando ao microfone. Iluminação clara e colorida.

A Câmara Municipal de São Paulo abriu o prazo de inscrições para o Parlamento Jovem Ensino Médio 2026 – Vereador Dr. Farhat. A iniciativa, criada em 2019, tem o objetivo de fomentar o exercício da cidadania por meio da vivência das atividades do Poder Legislativo.

Para participar, as instituições de ensino, juntamente com seus alunos, deverão encaminhar um Projeto de Lei para a Câmara propondo soluções para melhorar a vida dos moradores da cidade de São Paulo e a ficha de inscrição preenchida até o dia 11 de junho para o e-mail pjensinomedio@saopaulo.sp.leg.br.

O manual de orientação, contendo as regras para a participação das escolas, pode ser conferido aqui. A lista dos jovens vereadores selecionados será divulgada no dia 11 de agosto. Vale lembrar que, além de encaminhar a ficha de inscrição preenchida, é obrigatório enviar em anexo o Projeto de Lei que vai concorrer à premiação.

Além da proposta, também é preciso optar um dos 12 partidos criados para o Parlamento Jovem. São eles:

  • Assistência Social;
  • Cultura;
  • Defesa do Consumidor;
  • Educação;
  • Emprego;
  • Esportes, Lazer e Recreação;
  • Habitação;
  • Meio Ambiente;
  • Planejamento Urbano;
  • Saúde;
  • Segurança Urbana;
  • e Trânsito e Transporte.

 

Critérios de seleção

Na Câmara, uma comissão avaliadora formada por vereadores irá escolher as melhores iniciativas.

Entre os critérios que para analisar as propostas e definir os selecionados estão o respeito ao formato de projeto de lei, a originalidade e a relevância / mérito da proposta para a sociedade.

Cronograma de atividades

  • 22/4 a 11/6 – Inscrição e envio de trabalhos para a Câmara Municipal;
  • 11/8 – Divulgação oficial dos vereadores jovens eleitos;
  • 5/10 – Recepção dos vereadores jovens na Câmara Municipal e início dos trabalhos legislativos;
  • 16/10 – Sessão Plenária do Parlamento Jovem Ensino Médio 2026.

 

Sobre Parlamento Jovem Ensino Médio – Vereador Dr. Farhat

O nome é uma homenagem ao ex-vereador José Rogério Shkair Farhat, que criou em 2001 o Parlamento Jovem Paulistano, voltado a alunos do Ensino Fundamental.

Outras notícias relacionadas