Covid-19: Capital paulista ultrapassa 22 milhões de doses aplicadas

IARA SILVA
HOME OFFICE

No último sábado (4/12), a cidade de São Paulo ultrapassou a marca de 22 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas. De acordo com o último boletim Vacinômetro, divulgado nesta segunda-feira (6/12), foram 22.252.375 doses aplicadas, sendo 10.624.880 primeiras doses, 9.649.659 segundas doses, 329.434 doses únicas e 1.648.402 doses adicionais.

A Prefeitura divulgou também que 9.230.277 adultos (com mais de 18 anos de idade) estão completamente imunizados. Quando falamos de adolescentes de 12 a 17 anos, até o momento, foram vacinadas 844.073 pessoas.

Na capital paulista, a vacinação segue acontecendo em UBSs, AMA/UBSs Integradas, mega postos e postos volantes. Paulistanos maiores de 18 anos que tomaram a última dose de vacina AstraZeneca, Coronavac e Pfizer há mais de quatro meses ou Janssen há mais de dois meses já podem tomar a dose de reforço.

Mais sobre o novo coronavírus 1

De acordo com o boletim diário mais recente publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, até este domingo (5/12), a capital paulista totalizava 39.292 vítimas da Covid-19. Havia, ainda, 1.553.387 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus.

Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.

Prefeitura de SP

Em relação ao sistema público de saúde, os dados mais recentes mostram que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na região metropolitana de São Paulo, nesta segunda (6/12), é de 26,6%.

Já no domingo (5/12), o índice de isolamento social na cidade de São Paulo foi de 44%. A medida é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus.

A aferição do isolamento é feita pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

Mais sobre o novo coronavírus 2

Pela primeira vez, o Estado de São Paulo registrou menos de mil pacientes internados em leitos de UTI de Covid-19. Esse número, de 982 pessoas em terapia intensiva, atingido no último sábado, chegou a ser até 15 vezes maior durante o pico da pandemia, ultrapassando 15 mil pessoas.

No total, o Estado tem, nesta segunda-feira (6/12), 4.444.626 casos de coronavírus e 154.369 óbitos. Também de acordo com o governo estadual, até o momento foram aplicadas 79.160.684 doses de vacina.

Para quem já foi vacinado, o aplicativo Poupatempo Digital oferece agora a validação do certificado de vacinação, um importante comprovante para participação de eventos e atividades com um número maior de pessoas.

A validação pode ser feita com a leitura do QR Code na página de abertura do app, antes mesmo de entrar com login e senha, mas para gerar um certificado com QR Code ou código de verificação, o cidadão deve entrar na área logada do aplicativo Poupatempo Digital. O certificado, que pode ser salvo no celular, também possui a versão em inglês.

O app traz também uma atualização do prazo para a dose de reforço da vacina, que baixou de cinco para quatro meses em São Paulo.

Mais sobre o novo coronavírus 3

Com o avanço da imunização no Brasil, mais de 90% da população-alvo já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. No total, até o momento nove Estados já ultrapassaram essa marca. Os Estados que mais aplicaram a primeira dose do imunizante são: Santa Catarina, Roraima, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A campanha ganha mais força com a chegada, nesta segunda-feira (6/12), de mais 1,5 milhão de doses da Pfizer. Com essa quantidade, o Brasil chega a quase 153 milhões de doses do imunizante distribuídas aos Estados.

As doses, que chegaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, são parte do segundo contrato do Ministério da Saúde com a farmacêutica, que prevê a entrega de 100 milhões de doses.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 310 milhões de doses foram aplicadas no Brasil, sendo dessas, quase 153 milhões da Pfizer.

*Ouça aqui a versão podcast do boletim Coronavírus desta segunda-feira

*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus

Uma Contribuição

ROSELI GONZALES

Boa tarde, meu filho era pra tomar a segunda dose da AStrazenica em outubro, mas ele nao pode tomar devido ao tralhalho dele, gostaria de saber onde tem postos de vacinacao no ITAIM BIBI pra ele poder tomar a 2 dose e quais os procedimentos que ele precisa pra poder tomar a segunda dose, obrigada

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também