Formas de divulgar e aprimorar a Lei do Jovem Aprendiz de modo que ela se torne mais eficiente foi o assunto da reunião da Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude, nesta quarta-feira (03/12). A Lei do Jovem Aprendiz está em vigor desde 2000 e tem como objetivo incluir jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho. Daniela Rodriguez Castro, que é a coordenadora-executiva da entidade Atletas pela Cidadania, forneceu dados sobre a questão do mercado de trabalho para o jovem e apresentou o projeto Placar de Aprendiz, que tem como objetivo divulgar empresas que cumprem a lei. “O mercado de trabalho tem capacidade para dar oportunidade a 800.000 jovens, mas há somente 56.000 aprendizes”, explicou. Atletas pela Cidadania é uma organização que tem como proposta fazer uso da força de cada atleta para agir politicamente na defesa e promoção de causas sociais transformadoras, unindo Governo, ONGs e Empresas para um bem comum.
Para o vereador Paulo Fiorilo (PT), conhecer as demandas das empresas é uma forma de melhorar a eficácia da Lei. “Precisamos produzir um mapa para que as entidades possam saber onde e quais cursos estão sendo mais procurados e, desta forma, atender o mercado de trabalho”, disse ele.
Outro problema é o cadastramento de entidades que podem fornecer os cursos profissionalizantes exigidos pela Lei do Jovem Aprendiz. Pois, segundo a Lei, os jovens devem dividir sua carga horária entre o trabalho e um curso. O cadastro deve ser feito junto ao Conselho Municipal da Criança e Adolescente ( CMDCA) e validado pelo Ministério do Trabalho. “As entidades devem obedecer algumas normas, mas o grande problema é a falta de conhecimento por parte das organizações”, explicou Alice Grant Marzano, auditora fiscal e coordenadora das Ações ao Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente.
O vereador José Police Neto (PSDB) e José Ferreira (Zelão) (PT) também participaram da reunião.
|
Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude se reúne para debater Lei do Jovem Aprendiz
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Relações Internacionais fecha semestre com repúdio ao antissemitismo e incentivo ao debate internacional
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais da Câmara Municipal de São Paulo, que tem o papel de estabelecer novos vínculos com outros países e contribuir para que a cidade de São Paulo participe de debates relevantes no cenário internacional, além de trabalhar para que o município seja internacionalmente reconhecido por suas boas práticas políticas, realizou... »
Atualizado em 24/07/2026 - 14h00Comissão da Criança articula ações com órgãos públicos para definir medidas em prol da infância e juventude
Instalada no início de abril, a Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara Municipal de São Paulo elegeu para presidir o colegiado em 2026 a vereadora Ana Carolina Oliveira (PODE). Já o vereador Hélio Rodrigues (PT) ficou com a vice-presidência. A primeira reunião da comissão destacou a importância da escuta... »
Atualizado em 24/07/2026 - 10h00Comissão de Turismo: segurança, gastronomia e políticas públicas estão entre temas discutidos no 1° semestre
Durante os primeiros seis meses de 2026, a Comissão de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos se reuniu em três oportunidades, realizou uma audiência pública e expediu oito ofícios (*). Neste ano, o colegiado foi instalado em 16 de abril. O vereador Gilberto Nascimento (PL) se manteve... »
Atualizado em 22/07/2026 - 10h00

