A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho Idoso e Mulher debateu na quarta-feira (27/08) a prevenção e os tratamentos aplicáveis à dependência química em suas diversas formas: tabagismo, alcoolismo e drogadição.O debate ocorreu em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/08) e integra as ações previstas pela Política Nacional Antidrogas – que visa mobilizar a sociedade e discutir o importante tema de saúde pública. Foram convidadas diversas autoridades e entidades ligadas ao assunto. A representante do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), Maria Alice Pollo Araújo, discursou sobre o site “Infodrogas”, que disponibiliza informações, promove reflexões e presta auxílio ao cidadão.Maria Alice explicou sobre o conteúdo das páginas e disse que os assuntos mais pesquisados são os ligados ao álcool e a maconha. O site nos permite traçar o perfil do usuário e saber os assuntos mais procurados. Em um levantamento realizado conseguimos identificar as maiores dúvidas e questionamento em relação a cada dependência química. A página de álcool e maconha ainda continua sendo a mais acessada.Representando a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool (Comuda), Darlene Dias da Silva falou sobre o tabagismo e as conseqüências sociais. Para a doutora, políticas de prevenção a iniciação entre jovens devem ser pensadas em conjunto. A nicotina nem sempre é reconhecida como droga psicoativa. Porém, dados apontam que mais de 20% da população fuma. Temos uma preocupação muito grande em prevenir os jovens, pois hoje eles estão sendo seduzidos por várias maneiras pela indústria de tabaco, ressaltou.Os vereadores que compuseram a mesa, Zelão (PT), presidente da Comissão; Mário Dias (DEM), Gilberto Nataline (PSDB) e Noemi Nonato (PSB) ouviram também declarações da psiquiatra do Hospital das Clínicas e representante do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Grea), Verena Castellani. A médica alertou sobre dados de pesquisa que apontam o aumento do tabagismo e do consumo de bebidas alcoólica em jovens do sexo feminino. Precisamos pensar em políticas e campanhas focadas para garotas, pois uma pesquisa que ainda está terminando já nos mostra que as meninas estão usando mais drogas do que os meninos, e até mais cedo do que eles, finalizou.NarguiléO vereador Natalini disse que já está em tramitação um projeto de sua autoria para proibir o fumo de narguilés em locais públicos, pois estes produtos, segundo o parlamentar, incentiva o tabagismo entre adolescentes.
|
Comissão de Saúde discute dependência química
Categorias
Outras notícias relacionadas
Audiência Pública da CCJ vai discutir projeto do governo que trata da contratação de crédito
Aprovado em primeiro turno na Sessão Plenária da última quarta-feira (17/9), o PL (Projeto de Lei) 1063/2025 será discutido em Audiência Pública na próxima terça-feira (23/9), a partir das 13h30. O debate foi convocado pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa). O Projeto de Lei foi encaminhado à Câmara Municipal de São Paulo... »
Atualizado em 18/09/2025 - 17h33Vereadores da Comissão da Criança recebem representantes de conselhos tutelares da capital
Em reunião nesta quinta-feira (18/9), os vereadores que compõem a Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude ouviram representantes dos Conselhos Tutelares de São Paulo. O encontro contou ainda com a presença do presidente nacional do Marco da Criança e do Adolescente, Evandro Dal Molin – vinculado ao Ministério... »
Atualizado em 18/09/2025 - 16h42Audiência Pública na Câmara de SP sobre o fim da escala 6 x 1 tem nova data
A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo da Câmara Municipal de São Paulo reagendou a Audiência Pública que discutirá o fim da escala 6 x 1 para o próximo dia 3 de outubro (sexta-feira), a partir das 19h. A convocação da audiência atende um requerimento da vereadora... »
Atualizado em 18/09/2025 - 10h49