Na tarde desta quarta-feira (5/11), a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher se reuniu para debater seis itens da pauta. Foram analisados cinco PLs (Projetos de Lei) e um requerimento.
No início da reunião, a presidente da Comissão, vereadora Ely Teruel (MDB), lamentou os casos de metanol no Brasil. A parlamentar disse que aproximadamente 60 pessoas foram contaminadas pela substância e há 15 óbitos confirmados em todo o Brasil.
Projetos e requerimento
Entre os itens apreciados está o PL 705/2025, de autoria da vereadora Renata Falzoni (PSB). A proposta prevê o uso do Cordão AVC Estrela, que tem como objetivo identificar pessoas acometidas por acidente vascular cerebral.
Relatora do projeto, a vereadora Amanda Paschoal (PSOL) falou sobre a matéria. “Nós estamos no mês de prevenção ao AVC e esse projeto vai garantir que as pessoas acometidas pelo AVC usem o cordão da mesma maneira que nós temos o cordão de identificação para pessoas com o Espectro Autista”.
Já o requerimento da vereadora Ely Teruel solicita Audiência Pública para tratar do tema: “Políticas Públicas para Mulheres Imigrantes”. O debate está agendado para 14 de novembro.
“Esta Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher tem o dever de ouvir todos. E eu, enquanto presidente da comissão, fui procurada no meu gabinete pelas mulheres imigrantes e elas me contaram como está todo o processo de acolhimento”, falou a presidente.
Além da presidente Ely Teruel, a reunião contou com a presença dos vereadores: Roberto Trípoli (PV) e Simone Ganem (PODE). Assista aqui à íntegra dos trabalhos do colegiado.
