Em reunião desta quarta-feira (08/10), na Sala Tiradentes da Câmara Municipal de São Paulo, a Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Legislação Participativa aprovou parecer do vereador Átila Russomanno (PP) pela legalidade do PL 497/08 da vereadora Claudete Alves (PT). O projeto acrescenta parágrafo único à lei nº 14805/08, garantindo a liberdade nos cultos das religiões de matrizes africanas. Apesar da minha opção de fé, eu sou favorável à liberdade de culto. Além da inconstitucionalidade do artigo, a gente tem que garantir a expressão religiosa. O Brasil é um Estado laico, sublinhou a vereadora.Na reunião de hoje, os vereadores votaram 40 projetos. Entre eles, também foi aprovado projeto do vereador Antônio Carlos Rodrigues (PR), que dispõe sobre a participação de representante do Departamento de Iluminação Pública (ILUME) nos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG).Nós hoje analisamos 52 itens. Vários foram considerados ilegais ou inconstitucionais, portanto, nós mandamos para o arquivo esses projetos. Outros, obviamente a partir de hoje, irão para as Comissões de mérito e, a partir daí, para o plenário. Espero que as próximas reuniões da Comissão sejam produtivas como foi a reunião de hoje, salienta o presidente da Comissão, vereador João Antônio (PT).Participaram da reunião os vereadores João Antônio; Agnaldo Timóteo (PR); Ademir da Guia (PR); Claudete Alves; Átila Russomanno; Kamia (DEM) e Celso Jatene (PTB).
|
Comissão de Justiça aprova projeto que garante liberdade de culto às religiões de origem africana
Categorias
Outras notícias relacionadas
Saúde, educação e acolhimento marcaram as discussões da Comissão da Criança em 2025
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude foi instalada em 8 de maio. Em 2025, foram realizadas nove reuniões ordinárias. Ao longo do ano, o colegiado expediu 11 ofícios. Em cinco de junho, durante a primeira reunião do colegiado, o vice-presidente da comissão, vereador Celso Giannazi (PSOL), falou... »
Atualizado em 19/01/2026 - 12h00Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00


