Na reunião de instalação da Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo quinta-feira (8/5), os parlamentares reelegeram a vereadora Luna Zarattini (PT) para a presidir o colegiado em 2025. Ela obteve 4 votos favoráveis e 1 contrário.
Logo após a eleição, Luna Zarattini exaltou o colegiado. “Uma Comissão que se iniciou aqui nessa Casa por conta de violações de direitos humanos, essa Comissão tão importante para a cidade de São Paulo, que trata de diversos temas que envolvem a população mais vulnerabilizada, que envolve as mulheres, as pessoas negras, LGBTQIA+, os povos originários, uma Comissão que cumpre um papel essencial”, destacou. “Assumir a Comissão de Direitos Humanos é, para mim, uma honra e uma grande responsabilidade que nós cumprimos nesses últimos anos”, completou a presidente reeleita.
Já para a vice-presidência, os integrantes elegeram o vereador Lucas Pavanato (PL) por 3 votos, contra 2 para a vereadora Keit Lima (PSOL).
Comissão de Direitos Humanos
Formada por cinco vereadores, a Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania é responsável por receber, avaliar e proceder à investigação de denúncias relativas às ameaças ou violações de direitos humanos; pesquisar e estudar a situação da cidadania e dos direitos humanos no município de São Paulo; acompanhar, sugerir e fiscalizar, junto ao Executivo, o desenvolvimento, a elaboração e a execução de convênios e projetos, dentre outras atribuições.
Reuniões da Comissão
As reuniões do colegiado serão realizadas quinzenalmente, às quintas-feiras, 11h, no Plenário 1º de Maio.
Integrantes da Comissão de Direitos Humanos
Luna Zarattini (PT) – presidente
Lucas Pavanato (PL) – vice-presidente
Keit Lima (PSOL)
Marcelo Messias (MDB)
Silvão Leite (UNIÃO)
Acompanhe ao vivo, no canal Câmara São Paulo no YouTube, as reuniões de instalação.