Em 1970, o Grão-Mestre Sang Min Cho veio da Coréia para a América do Sul para difundir a arte marcial do taekwondo. Ao mando do General Choi, que criou os 24 movimentos de ataque e defesa, o coreano trouxe os ensinamentos para o Brasil. Com a fundação da Academia Liberdade, no dia oito de agosto daquele ano, teve início a prática do esporte no País.No território nacional, a modalidade difundiu-se junto com a filosofia oriental, tornando o taekwondo uma arte marcial de profunda concentração de mente. Nos anos 80, passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos, o que ajudou a aumentar consideravelmente a quantidade de praticantes.Em respeito à arte marcial, aos esportistas e a comunidade coreana, o dia 08 de agosto passará a ser considerado o Dia Municipal do Taekwondo na Cidade de São Paulo. Com a iniciativa de criação da data, de autoria do vereador Celso Jatene (PTB), a Câmara Municipal realizou uma sessão solene, nesta sexta-feira (08/08), no plenário 1º de Maio, para comemorar e homenagear 110 mestres e faixas pretas da modalidade.Para o vereador, a proposta exalta a filosofia dos praticantes e a difusão da arte marcial.A criação do Dia Municipal do Taekwondo em São Paulo vem reconhecer uma modalidade importante nacionalmente, comenta.Segundo Min Cho, que trouxe a arte ao País, a data fortalece o esporte . A proposta dá mais força ao taekwondo e traz ainda mais visibilidade para que a modalidade continue a crescer.Além de Jatene, estiveram presentes na mesa Sr. Dong Soo Park, presidente da Associação Brasileira dos Coreanos; Mestre Aguinaldo Santana, presidente da Federação Paulista de Taekwondo; Mestre Yeo Jim Kim, presidente da Liga Nacional Taekwondo e o Grão-Mestre Sang Min Cho, introdutor da modalidade no Brasil.
|
Câmara presta homenagem ao Dia Municipal do Taekwondo na Cidade de São Paulo
Categorias
Outras notícias relacionadas
Ablaguam homenageia integrantes da GCM e da sociedade civil
A Ablaguam (Academia Brasileira de Letras das Guardas Municipais) realizou na quinta-feira (5/2) uma solenidade em homenagem aos integrantes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e da sociedade civil. O evento aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo. O vereador Eliseu Gabriel (PSB) apoiou a iniciativa. A entidade – fundada em fevereiro de 2024 – conta... »
Atualizado em 06/02/2026 - 19h08Prêmio Betinho 2026: Câmara abre inscrições para projetos em prol da cidadania
A Câmara Municipal de São Paulo abriu nesta segunda-feira (2/1) as inscrições do Prêmio Betinho de Democracia e Cidadania 2026. O prazo se encerra em 30 de abril, às 17h. A premiação reconhece atividades, programas e projetos de combate à fome, à miséria e à violência na capital paulista. Os participantes podem concorrer com um... »
Atualizado em 02/02/2026 - 09h00Comusan faz balanço das ações realizadas em 2025 e apresenta projeções para o ano que vem
Nesta quinta-feira (18/12), foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo a última plenária do Comusan (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo da reunião foi apresentar o balanço das ações e dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2025 pelo conselho. Entre as iniciativas destacadas estão as visitas técnicas a cozinhas solidárias e... »
Atualizado em 18/12/2025 - 17h20

