A Sala Oscar Pedroso Horta, da Câmara Municipal de São Paulo, deu lugar nesta quinta-feira (24/06) à solenidade de lançamento da Associação pela Saúde da Próstata. A iniciativa é do vereador Gilberto Natalini (PSDB). A cerimônia é realizada também pela Sociedade Brasileira de Urologia, FUNDESP Fundação Esperança e Fundação Anna Maria Lins de Camargo.
A associação terá como missão difundir a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata e fornecer informações sobre opções de tratamento e apoio para recuperar a qualidade de vida de pacientes e familiares. Realizará, portanto, campanhas educativas e de conscientização.
“As doenças da próstata são muito significativas porque são muito incidentes na população masculina. A criação de uma associação de leigos para se preocupar com a problemática dessas doenças é muito importante. Porque a medicina sozinha faz até certo ponto, uma parte apenas, tem que haver a conscientização e participação das pessoas”, pondera o vereador Natalini.
Acredita-se que em 2010 serão diagnosticados 52.000 casos de câncer de próstata, ou seja, 54 casos a cada 100.000 homens. A próstata é uma glândula masculina que produz substâncias que integram o sêmen e nutrem os espermatozóides. Localiza-se logo abaixo da bexiga e na frente do reto que envolve a uretra, canal que expele a urina da bexiga.
“Já que o câncer na próstata está associado à idade, ao aumentar a população mais velha, os problemas vão aumentar exponencialmente”, acredita o presidente da nova instituição, Evaldo Engler.
Ao final do lançamento, Natalini e Engler subscreveram protocolo de intenções entre a Associação pela Saúde da Próstata e a Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo. O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, prestigiou o ato de lançamento da Associação.
|
Câmara Municipal lança Associação pela Saúde da Próstata
Categorias
Outras notícias relacionadas
Sábado de cidadania, capacitação e participação marca agenda da Câmara de São Paulo
A Câmara Municipal de São Paulo recebeu, ao longo da semana, uma série de atividades voltadas à cidadania, à inclusão e à participação popular. Entre elas, o Fórum Municipal de Prevenção, Proteção e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizado com apoio do vereador Hélio Rodrigues (PT), reuniu especialistas e representantes da rede... »
Atualizado em 01/08/2026 - 17h29Câmara concede Voto de Júbilo ao Coral do Papa e ao maestro Monsenhor Marcos Pavan
A Câmara Municipal de São Paulo concedeu nesta segunda-feira (27/07) o Voto de Júbilo e Congratulações à Cappella Musicale Pontificia Sistina, conhecida mundialmente como o Coral do Papa, e ao seu mestre diretor, o brasileiro Monsenhor Marcos Pavan. Proposta pela vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO), a homenagem reconheceu a histórica turnê do grupo pelo Brasil, com... »
Atualizado em 27/07/2026 - 19h55Evento na Câmara celebra um ano da Lei de Fibromialgia
Nesta sexta-feira (24/07), a Câmara Municipal de São Paulo sediou um fórum para comemoração do primeiro ano de vigência da Lei federal nº 15.176/2025, que criou o Programa Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa Acometida por Fibromialgia e Doenças Correlatas. A medida estabelece que, mediante avaliação biopsicossocial, o paciente seja enquadrado como pessoa com... »
Atualizado em 24/07/2026 - 19h01


