Câmara Municipal entrega Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia

RenattodSousa
Câmara Municipal entrega Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia
Wandson Dias recebeu a Salva de Prata na categoria Melhor Trabalho Estudantil

 

Com o intuito de incentivar a mídia especializada a divulgar a gastronomia paulistana, a Câmara Municipal de São Paulo entregou, nesta sexta-feira (28/11), o Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia aos melhores trabalhos jornalísticos, fotográficos e acadêmicos cujo tema é a gastronomia.Os primeiros lugares em cada categoria receberam a Salva de Prata. Os primeiros lugares em cada categoria receberam a Salva de Prata. 

O concurso, que ocorre desde 1998, foi instituído pela Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara Municipal de São Paulo. A idéia veio depois que São Paulo recebeu o Título de Capital Mundial da Gastronomia em pesquisa realizada pela ABRESI – Associação Brasileira de Hospedagem, Gastronomia e Turismo e referendada pelos cônsules dos países cujas capitais já detinham o título. Eram elas: Paris, Nova York, Roma, Lisboa e Buenos Aires.  
 
A Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia é júri permanente do Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia.  O restante do júri é composto por entidades que variam cada ano. Em 2008 foram: SP Turismo, Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo, Sindicatos dos Jornalistas, Sindicatos dos Editores de Jornais e Revistas de Bairro; Associação Brasileira de Fotografia de Publicidade ( ABRAFOTO).
 
 O vereador Antonio Goulart ( PMDB) é membro da Comissão  de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia e presidiu a sessão solene. “ Precisamos colocar São Paulo no mapa turístico do mundo. Estamos preparados para isso, hoje em dias temos mais leitos em hotéis do que Nova York. Essa premiação é uma forma reconhecer as qualidades turísticas de São Paulo”, afirmou ele.
 
Sérgio Belleza, assessor especial da Presidência da SP Turismo, foi um dos jurados convidados e explicou como foi seu critério de avaliação.“Procurei ajuda de profissionais da área para que eles me auxiliassem na escolha. Foram professores universitários que não tinham nenhuma ligação com os concorrentes”, disse ele. 
 
A mesa foi composta pelo vereador Antonio Goulart;  Sérgio Belleza, Mohamad Mourad, ex- vereador e um dos mentores do Troféu; Jarbas Favoretto, presidente da Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico; e Evany Sessa, representante do Sindicato dos Jornalistas.
 
 
 
As categorias são :
Reportagem publicada em jornal;
Reportagem publicada em revista;
Reportagem difundida em rádio;
Reportagem difundida por emissora de televisão;
Reportagem difundida pela Internet;
Foto publicada em jornal, revista ou mídia eletrônica;
Guia da Cidade de São Paulo;
Programa especializado de televisão;
Revista de Gastronomia, incluindo as publicadas por Sindicatos e Associações do setor;
Trabalho de estudante dos cursos superiores de turismo, gastronomia, hotelaria e jornalismo.
 
 

Imagens para download:
RenattodSousa
Câmara Municipal entrega Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia
Catarina Casanova recebeu Salva de Prata pela categoria Melhor Reportagem Difundida por Televisão
RenattodSousa
Câmara Municipal entrega Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia
A comissão julgadora
RenattodSousa
Câmara Municipal entrega Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia
Luna Garcia ganhou na categoria Melhor Foto sobre a Gastronomia Paulistana

Veja também