Câmara Municipal concede Título de Cidadão Paulistano a dois ícones do boxe

 

Afonso Braga | REDE CÂMARA

Vereador Xexéu Tripoli (centro) e os homenageados Antônio Bernardo Soares (à esq.) e Newton Campos (à dir.)

KAMILA MARINHO
HOME OFFICE

O vereador Xexéu Tripoli (PSDB) homenageou duas conhecidas personalidades do boxe, no Brasil e no mundo, com o Título de Cidadão Paulistano em Sessão Solene na noite desta terça-feira (8/12). Ao lado de familiares e amigos, as honrarias foram entregues aos senhores, Newton Campos e Antônio Bernardo Soares.

O parlamentar falou sobre a importância dos homenageados para a modalidade do boxe em todo mundo. “Nesta noite, eu fico muito feliz por homenageá-los, em vida, por tudo que representam no esporte. Os dois fizeram muito pelo boxe, e mesmo eles não nascendo aqui, a maior parte da trajetória deles foi em São Paulo. São justas essas homenagens! Temos profunda gratidão por tudo que vocês fizeram pelo boxe no Brasil”, agradeceu o parlamentar.

Newton Campos

Jornalista especializado em boxe, o homenageado nasceu no dia 27 maio de 1925, na cidade de São Carlos, interior do Estado. Começou a sua carreira no boxe como jurado. Ocupou vários cargos na Federação Paulista de Pugilismo, antes de se tornar presidente em 1969. Em 1972 fundou a FESUBOX (Federação Sul-Americana de Boxe Profissional). Em 1992 foi eleito vice-presidente honorário vitalício do Conselho Mundial de Boxe, em uma convenção realizada na cidade mexicana de Cancun.

Como jornalista esportivo, Newton Campos trabalhou no jornal A Gazeta Esportiva durante 38 anos como editor de boxe. Em sua carreira também foi comentarista de boxe em várias emissoras de televisão e rádio. Em sua trajetória, por diversas vezes foi jurado em lutas de boxes por títulos mundiais em vários países.

No auge de seus 95 anos, Newton disse que a honraria lhe dá a certeza de continuar batalhando: “Estou muito alegre hoje. Obrigada Câmara, Obrigada Xexéu pela honraria. Essa homenagem hoje me anima, apesar da idade avançada, a continuar nessa luta. O que tem aqui é vontade de continuar fazendo alguma coisa, seguindo os melhores princípios. Muito obrigada a todos por essa noite! ”.

Antônio Bernardo Soares

Nascido em Itu no Estado de São Paulo, no dia 18 de novembro de 1940, Antônio Bernardo Soares é o árbitro de boxe com o maior número de lutas no currículo do mundo. Desde 1973, ano em que iniciou sua carreira profissional, foram mais de sete mil lutas arbitradas no Brasil e no exterior.

Em 2005, Antônio Bernardo Soares fundou o CNB (Conselho Nacional de Boxe), entidade responsável pelos Cinturões Brasileiros de Boxe Feminino e Masculino e por indicar os representantes nacionais em lutas da WBO (Organização Mundial de Boxe) e WBC (Conselho Mundial de Boxe).

Aos 80 anos de idade, dos quais 59 integralmente dedicados à difusão do boxe, Antônio Bernardo Soares continua em atividade, sendo o atual presidente do CNB e uma das personalidades mais respeitadas e admiradas na comunidade do esporte.

“Que coisa bonita isso, recebermos essa homenagem em vida. Isso é importantíssimo para nós. Não tem dinheiro que pague essa homenagem. Meus 59 anos de carreira é uma viagem linda dentro do boxe. Só tenho a agradecer por tudo que o esporte me proporcionou”, agradeceu Antônio.

Clique aqui e assista à íntegra da solenidade.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também