A Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Adolfo Quintas (PSDB), realizou sessão solene para comemorar o Dia do Policial Militar Portador de Deficiência e para entregar a Medalha Eterno (a) Guerreiro (a) a homenageados, entre eles, o PM Tomás Alves Cangerana, o médico Flávio J. de Paulo, o PM Rodrigo de Oliveira e o PM Tércio Bispo Molica.
“Se não fossem os senhores que estão nos prestigiando hoje, não teríamos conseguido chegar onde chegamos”, discursou o Sargento Élcio Inocente, presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP).
“Numa cidade tão grande como São Paulo, por mais que os governantes façam pela acessibilidade, eu me pergunto por que que quando a gente vai pra fora do país a gente vê cidades tão acessíveis, especialmente nos Estados Unidos? Aprendi que ali eles fabricaram uma indústria das pessoas com deficiência: pessoas [que combateram em guerras] eram tratadas como heróis de guerra. Mas a Polícia Militar também está numa guerra urbana permanente. Eu vejo a grande importância de uma comemoração como essa para parabenizar todos os policiais militares e a Associação. Por mais que a gente faça [pela questão da acessibilidade], a gente precisa ainda fazer muito”, salientou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário.
“Percebi e senti o ideal do Sargento Élcio e da diretoria da Associação. Meu pai se aposentou como primeiro sargento da Força Pública, meu tio era militar. Quem constrói e nos dá a segurança no Estado de São Paulo é a Polícia Militar. A Associação precisa de muito investimento e do apoio dos parlamentares e das Secretarias, seja ela estadual ou municipal”, declarou o vereador Adolfo Quintas.
Compuseram a mesa da solenidade, conduzida pelo vereador Quintas, o vereador Jamil Murad (PCdoB), a vereadora Mara Gabrilli (PSDB); o deputado federal Dimas Ramalho; os deputados estaduais Major Olímpio, Luis Carlos Gondim e Fernando Capez; o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Álvaro Batista Camilo; o subcomandante geral da PM, Cel. Danilo Antão Fernandes; o Cel. Marcos Roberto Chaves da Silva, comandante da região central; a secretária estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Lina Rizzo Battistela; o secretário Marcos Belizário; o Cel. PM Juiz Fernando Pereira, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; e o sargento Élcio Inocente, presidente da APMDFESP.
|
Câmara Municipal comemora Dia do Policial Militar Portador de Deficiência
Categorias
Outras notícias relacionadas
Prêmio Marcas que Inspiram e Transformam reconhece empreendedores da capital
A Câmara Municipal de São Paulo sediou, na segunda-feira (03/08), o Prêmio Marcas que Inspiram e Transformam. A iniciativa foi da vereadora Edir Sales (PSD). O objetivo da premiação é reconhecer histórias de empreendedorismo e valorizar iniciativas que contribuem para o desenvolvimento social e econômico da capital paulista. Confira detalhes na reportagem da Rede Câmara... »
Atualizado em 04/08/2026 - 17h36Câmara sedia abertura da primeira turma do curso de pós-graduação em ciências polícias e segurança urbana à GCMs
Nesta segunda-feira (03/08), a Câmara Municipal de São Paulo sediou a aula magna que marcou o início da primeira turma do curso de pós-graduação Latu Sensu em Ciências Policiais e Segurança Urbana. A especialização é voltada a guardas civis metropolitanos e tem como objetivo aperfeiçoar a formação dos agentes para a atuação na segurança urbana.... »
Atualizado em 04/08/2026 - 17h15Congresso debate o envelhecer na cidade de São Paulo
A Câmara Municipal de São Paulo sediou, nesta segunda-feira (03/08), o “10º Congresso sobre Envelhecimento Ativo – Cidade Amiga da Pessoa Idosa”. A programação contou com quatro mesas temáticas que discutiram, entre outras questões, o futuro das políticas públicas para os idosos em São Paulo. O Congresso teve a participação de representantes do Poder Público,... »
Atualizado em 04/08/2026 - 17h14


