A Câmara Municipal realizou, nesta quinta-feira (11/12), a cerimônia de formatura da 10º turma de alunos do Restaurante Escola. O projeto tem o objetivo de ensinar gratuitamente jovens carentes de 17 a 20 anos todos os serviços que envolvem a área da gastronomia por sete meses. Além do aprendizado, os alunos recebem uma bolsa trabalho no valor de um salário mínimo que é fornecida pela Secretaria Municipal do Trabalho. Helena Maria Matarazzo Suplicy, mais conhecida como Besita, é conselheira da Fundação Jovem Trabalhador e acredita que o aumento da auto-estima é o maior ganho dos alunos. “Ao entrar no curso, eles passam a se sentir acolhidos, respeitados e descobrem a sua individualidade. Depois disso, aprender a profissão fica mais fácil”, disse Besita. Outro grande mérito do Restaurante Escola é o fato de que a maioria dos alunos consegue ingressar no mercado de trabalho. O formando Jackson Fonseca França, de 18 anos, seguiu os passos do irmão, João, e resolveu fazer o curso. “Meu irmão se formou há três anos e hoje ele é chefe de cozinha em um restaurante em Juquehy, no litoral de São Paulo”, disse Jackson. O vereador Farhat(PTB) presidiu a sessão e ressaltou a qualidade do ensino que os estudantes recebem. “Eu sou freqüentador assíduo do Restaurante Escola e os serviços são de melhor nível, esses jovens saem altamente qualificados para o mercado de trabalho com muita desenvoltura”, disse o vereador.
O secretário municipal do Trabalho, Marcos Cintra, também elogiou a iniciativa do projeto Restaurante Escola. “Um curso como esse não só faz os jovens conseguirem emprego, mas também ajuda a cidade de São Paulo, a capital gastronômica, a melhorar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos”, disse Cintra.
O Restaurante Escola é resultado de uma parceria entre a Fundação Jovem Profissional, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a Secretaria Municipal do Trabalho e Câmara Municipal de São Paulo, que sedia o projeto.
Além do vereador participaram da mesa: Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Marcos Cintra, secretário municipal do Trabalho; Antônio Augusto Telles Machado, diretor nacional do Projeto Inclusão Social Urbana Nós do Centro; Ivone Pereira da Silva, coordenadora da Proteção Social Básica ; Helena Maria Matarazzo Suplicy, conselheira da Fundação Jovem Trabalhador;e Mauricio Homma, coordenador de Responsabilidade Social da Universidade Anhembi Morumbi.
|
Câmara comemora a formatura da 10º turma de alunos do Restaurante Escola
Categorias
Outras notícias relacionadas
Hasteamento das bandeiras: Sessão Cívica homenageia profissionais da segurança pública
Na manhã desta terça-feira (3/3), a Câmara Municipal de São Paulo realizou Sessão Cívica no Auditório Freitas Nobre. A solenidade contou com a presença do presidente em exercício da Casa, vereador João Jorge (MDB), e do líder do governo no Legislativo paulistano, vereador Fabio Riva (MDB). O ato homenageou profissionais da segurança pública reconhecidos pelos... »
Atualizado em 03/03/2026 - 17h56Evento na Câmara de SP celebra o Dia Mundial de Gestão Inovadora
A Câmara Municipal de São Paulo sediou na segunda-feira (2/3) a celebração do Dia Mundial de Gestão Inovadora e Responsabilidade no Enoturismo e na Enocultura. O encontro teve apoio do vereador Adrilles Jorge (UNIÃO). O evento reuniu lideranças do setor vitivinícola, autoridades públicas, educadores, empreendedores e especialistas. O objetivo foi discutir estratégias para fortalecer o... »
Atualizado em 03/03/2026 - 14h31Influenciadores e personalidades de destaque são homenageados na Câmara
Mais de 70 influenciadores digitais e personalidades de destaque que impactam a rotina da cidade de São Paulo foram homenageados na quinta-feira (26/2), na Câmara Municipal de São Paulo. Realizada no Salão Nobre do Palácio Anchieta, a solenidade foi realizada com o apoio da vereadora Edir Sales (PSD). Confira como foi a solenidade na reportagem... »
Atualizado em 27/02/2026 - 14h42


