A Câmara Municipal comemorou em sessão solene, nesta quinta-feira (12/08), o Dia da Seicho-No-Ie. A iniciativa é do vereador Jooji Hato (PMDB). A lei, que deu origem à data, foi proposta em 1997 pelo então vereador Jorge Taba. A Seicho-No-Ie (SNI) concilia religião e filosofia de vida. Foi fundada em 1º de março de 1930 no Japão, a partir de ensinamentos de Masaharu Taniguchi (1893-1985). Introduzida no Brasil pelos irmãos Daijiro e Miyoshi Matsuda, preconiza a busca da “essência da verdade”, a fraternidade, a harmonia com a natureza e o respeito a todas as religiões. Durante a sessão solene, Marie Murakami, diretora presidente da SNI do Brasil lembrou como os irmãos passaram os ensinamentos aos brasileiros e imigrantes. “Mesmo sem falar uma palavra em português, eles iam de casa em casa transmitindo os preceitos”, disse ela.
O presidente da sessão, vereador Jooji Hato, enfatizou a importância da SNI. “Como vereador, médico e professor me preocupo com a saúde, educação, segurança e melhora da qualidade de vida dos cidadãos mantendo a verdade e a paz como aprendi com os ensinamentos do SNI e com nossos antepassados”, lembrou Hato.
Também participaram da sessão solene professor vereador Ushitaro Kamia (DEM); Yoshio Mukai, presidente doutrinário da SNI da América Latina; ex-vereador Jorge Taba, autor da lei que instituiu “ Dia do Seicho-No-Ie; Luis Hideo Tamaru, diretor SNI do Brasil; Antonio Hoshima e Junji Miyaura, ambos vice-presidente da SNI do Brasil.
|
Câmara celebra Dia da Seicho-No-Ie
Categorias
Outras notícias relacionadas
Semana da acessibilidade: Câmara debate inclusão e combate ao capacitismo com servidores
No mês em que se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Câmara Municipal de São Paulo promove, até quinta-feira (24/09), uma semana de palestras e rodas de conversa sobre acessibilidade e inclusão voltada aos colaboradores da Casa. A iniciativa é do Grupo de Trabalho de Acessibilidade e Inclusão da PCD... »
Atualizado em 22/09/2026 - 15h28Solenidade homenageia mulheres que se destacaram na sociedade
A Câmara Municipal de São Paulo recebeu, na segunda-feira (21/09), a quinta edição do evento “Mulheres Inspiradoras”. A solenidade reconheceu empreendedoras, líderes e DJs que se dedicam a projetos para expandir cada vez mais o papel da mulher na sociedade. A cerimônia reuniu integrantes da ADDJSPB (Associação dos DJs de São Paulo e do Brasil)... »
Atualizado em 22/09/2026 - 15h28Prêmio Mulheres e Histórias reconhece ações de transformação social nas comunidades
A Câmara Municipal de São Paulo recebeu, na sexta-feira (18/09), o Prêmio Mulheres e Histórias. O evento homenageou 46 profissionais de diversas áreas que atuam em prol de comunidades paulistanas. A iniciativa contou com o apoio da vereadora Edir Sales (PSD). Promovida pelo movimento Touch Art, a premiação celebrou a força da liderança feminina, da... »
Atualizado em 21/09/2026 - 15h28


