A partir de agora afastar do trabalho o motorista do sistema coletivo urbano de São Paulo que se envolver em acidentes de trânsito será considerado ato ilegal e o caso será remetido ao Ministério Público Estadual. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (14/08), durante reunião ordinária da Comissão Permanente de Trânsito e Transporte da Câmara Municipal de São Paulo.No próximo encontro vamos aprovar o envio da comunicação desta decisão ao secretário municipal de Transportes, pois é inadmissível que o profissional seja afastado, com desconto em seus salários e sem direito a cesta básica, sem que seu caso seja examinado e sem direito de defesa, disse o vereador Abou Anni (PV), presidente da comissão.A decisão foi tomada depois de os vereadores Ricardo Teixeira (PSDB) e Antonio Donato (PT), além do presidente da comissão, não terem ficado satisfeitos com as explicações de Aramir Lourenço, do Programa de Redução de Acidentes em Transportes no Município de São Paulo (Prat), da SPTrans. Em seu depoimento, Lourenço informou que com base na legislação atual tem de se fazer o afastamento primeiro e depois analisar se houve culpa ou não do motorista. O representante da SPTrans destacou, no entanto, que existe proposta para que o condutor seja afastado depois de apurada sua culpa. Constatado que houve responsabilidade do motorista, ou seja, não estava dirigindo preventivamente, ele é afastado para fazer uma reciclagem, disse Lourenço. Ele informou ainda que, ao contrário do que ocorre hoje, o motorista punido poderá recorrer da decisão.AcidentesDurante a reunião, o representante da SPTrans apresentou o resultado parcial do Programa de Redução de Acidentes em Transportes no Município de São Paulo (Prat), criado em 2007. O objetivo do decreto que criou o Prat era a redução da quantidade e da gravidade dos acidentes com ônibus e microônibus. E isso ocorreu. Em 2007, os acidentes causaram 2.712 vítimas não fatais e 130 fatais, enquanto até julho de 2008 foram registradas 980 vítimas não fatais e 57 fatais.
|
Câmara aprova medidas a favor de motoristas do transporte coletivo da cidade
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Relações Internacionais fecha semestre com repúdio ao antissemitismo e incentivo ao debate internacional
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais da Câmara Municipal de São Paulo, que tem o papel de estabelecer novos vínculos com outros países e contribuir para que a cidade de São Paulo participe de debates relevantes no cenário internacional, além de trabalhar para que o município seja internacionalmente reconhecido por suas boas práticas políticas, realizou... »
Atualizado em 24/07/2026 - 14h00Comissão da Criança articula ações com órgãos públicos para definir medidas em prol da infância e juventude
Instalada no início de abril, a Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara Municipal de São Paulo elegeu para presidir o colegiado em 2026 a vereadora Ana Carolina Oliveira (PODE). Já o vereador Hélio Rodrigues (PT) ficou com a vice-presidência. A primeira reunião da comissão destacou a importância da escuta... »
Atualizado em 24/07/2026 - 10h00Comissão de Turismo: segurança, gastronomia e políticas públicas estão entre temas discutidos no 1° semestre
Durante os primeiros seis meses de 2026, a Comissão de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos se reuniu em três oportunidades, realizou uma audiência pública e expediu oito ofícios (*). Neste ano, o colegiado foi instalado em 16 de abril. O vereador Gilberto Nascimento (PL) se manteve... »
Atualizado em 22/07/2026 - 10h00

