Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.
Imagem do vereador Paulo Fiorilo
foto do vereador

Paulo Fiorilo

Vereador pelo

ATENÇÃO: Este vereador esta licenciado ou pertence a uma legislatura anterior à atual. Acesse a relação de Parlamentares em exercício aqui.

Paulo Fiorilo é formado em Filosofia, mestre em Ciências Políticas pela PUC-SP e professor da rede municipal de ensino na EMEF Padre Batista, no Jardim Dona Sinhá, Zona Leste de São Paulo. Iniciou sua militância política em Araraquara (SP) com os jovens ligados às Comunidades de Base da Igreja Católica. Em 1982, participou da primeira campanha eleitoral do Partido dos Trabalhadores. Mudou-se para São Paulo em 1984 a convite da Igreja e foi morar no Parque São Rafael, na Zona Leste. Contribuiu com a construção do PT e trabalhou no Departamento de Formação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Acumulou experiência no Legislativo e no Executivo. Atuou como chefe de gabinete na Câmara Municipal de São Paulo por 14 anos e chefiou o gabinete da prefeita Marta Suplicy em 2003. Entre 2005 e 2008, Paulo Fiorilo exerceu seu primeiro mandato de vereador em São Paulo e presidiu o PT da Capital, quando coordenou a campanha de Lula à presidência do Brasil. Seu primeiro mandato caracterizou-se pela oposição à gestão Serra-Kassab, fiscalização do Orçamento Municipal, defesa de políticas para crianças e adolescentes, moradia popular e regularização fundiária, defesa da educação pública de qualidade e a criação de projetos de desenvolvimento regional. Aprovou, entre outras, a lei que torna o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA-SP) um programa regular da rede de ensino municipal. Entre 2009 e 2011, exerceu o cargo de secretário de Administração em Osasco, na gestão do prefeito Emídio de Souza. Em 2012, foi eleito novamente vereador de São Paulo pelo PT. Vem atuando na Câmara Municipal na defesa do governo do prefeito Fernando Haddad e na propositura de leis de interesse da cidade, ao mesmo tempo em que trabalha pelo desenvolvimento regional, especialmente dos bairros da periferia. Nesta Legislatura, apresentou projetos que se transformaram em leis importantes, como o fim da burocracia para emissão do Cartão de Estacionamento do Idoso; a criação dos Grupos de Defesa Civil Escolar e das Comissões de Mediação de Conflito nas Escolas; e as medidas para o combate da dengue que incluem a autorização para ingresso forçado em imóveis fechados ou em caso de negativa do morador ou proprietário, quando se verificar situação de epidemia. Desde 2014, Paulo Fiorilo também é presidente do Diretório Municipal do PT - São Paulo, com atuação focada no diálogo com a bancada de vereadores petistas e com os diretórios zonais do partido na cidade. Paulo Fiorilo, 52 anos, é vereador de São Paulo pelo PT, professor da rede municipal de ensino e mestre em Ciências Políticas. É presidente do Diretório Municipal do PT – São Paulo.

Nota: Este texto foi produzido por e é de responsabilidade do gabinete de Paulo Fiorilo.
Continue lendo

icone Projetos em tramitação

Carregando...

icone Leis aprovadas

Carregando...

icone Projetos vetados

Carregando...

icone Presença na Câmara

0 dias

Ausências Justificadas Ausências justificadas

0 dias

icone Ausências não justificadas

0 dias

icone Fale com o vereador Paulo Fiorilo

Participe do mandato do vereador com propostas, sugestões e receba informativos.

Resposta

    • Resposta:

    icone Acompanhe a agenda do vereador Paulo Fiorilo

    Não há eventos programados

    Ícone de acessibilidade

    Configuração de acessibilidade

    Habilitar alto contraste:

    Tamanho da fonte:

    100%

    Orientação de acessibilidade:

    Acessar a página Voltar