Fale com seu vereador

Biografia

Professor, Eliseu Gabriel é Físico formado pela USP (Universidade de São Paulo). É autor, administrador público e presidente municipal do PSB (Partido Socialista Brasileiro) e membro da Executiva Nacional do partido. Está em seu quinto mandato como vereador da Cidade de São Paulo.

A paixão pela Educação foi percebida logo após a sua formação. Sempre atento a melhorias na área, escreveu livros didáticos para o Ensino Médio e foi professor e apresentador do Telecurso da TV Cultura e da Fundação Roberto Marinho. É autor do livro “Brasil Soberano: um plano nacional pós-neoliberalismo”, que já está em sua terceira edição.

Lecionou no Ensino Médio, cursinhos pré-vestibulares e universidades. Atuou como conselheiro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT). Fundou o Centro de Estudos Populares, na zona Noroeste da capital paulista, produziu e apresentou programas de rádio voltados à Educação e à Cultura.

Destemido, Eliseu Gabriel teve papel importante como militante na luta contra a Ditadura Militar, período em que sofreu dura perseguição política. Defensor da democracia e da justiça social apoiou fortemente os movimentos populares nas grandes mobilizações do final da década de 70. Durante os anos 1980, atuou na organização dos comícios e manifestações do movimento civil pelas ‘Diretas Já’, reivindicando eleições presidenciais diretas no Brasil.

Trabalhou na Secretaria do Interior e na Secretaria de Planejamento do Estado durante o governo de Franco Montoro (1983-1987). Também trabalhou na Eletropaulo, companhia responsável pela distribuição de energia elétrica para Região Metropolitana de São Paulo, onde coordenou programas que levaram eletricidade a mais de cinco milhões de pessoas de baixa renda.

Com o fim da ditadura militar e início do processo de redemocratização do país, participou da reorganização partidária no Brasil.

Por sua atuação política, foi eleito vereador da Cidade de São Paulo pela primeira vez no ano 2000, exercendo o mandato de 2001 a 2004. Foi reeleito para os períodos de 2005 a 2008, de 2009 a 2012, 2013 a 2016 e, atualmente para a gestão 2017-2020.

É autor de diversas leis, como a da Área Escolar de Segurança, que completou dez anos, a do Bombeiro Civil, a que cria o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e a semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura; além de outras abrangentes para a municipalidade. É coautor de outras mais, como a que cria o CRECE (Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola).

Na Câmara Municipal de São Paulo foi eleito presidente da Comissão de Educação por três anos. Também presidiu as comissões de Administração Pública e de Finanças; foi relator do Orçamento e da Comissão da Verdade da Cidade de São Paulo e esteve à frente de três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

Como vereador, graças à sua capacidade de articulação e dedicação ao trabalho, conquistou inúmeras vitórias para o ensino público, como a elaboração do Programa Municipal de Educação (PME) além de várias obras e melhorias para a cidade.

Nas eleições de 2012, ficou entre os dez mais votados, sendo convidado a assumir, em janeiro de 2013, a Secretária Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo. Mostrou-se mais uma vez um grande realizador e defensor da Educação e da boa qualificação profissional dos jovens. Em apenas um ano e três meses de trabalho, conseguiu ampliar a participação dos paulistanos no Pronatec e viabilizar inúmeros programas para a cidade. Entre eles, merece destaque a criação da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa) e o Vai Tec, um importante instrumento de apoio à inovação tecnológica.

Em 2016, reeleito vereador para o quinto mandato, foi o mais votado de seu partido e o 11º da coligação. Convidado pela nova gestão assumiu, em 1º de janeiro de 2017, a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo da Cidade de São Paulo. Lá, esteve à frente de importantes conquistas para o município e para os paulistanos, dentre elas a retomada dos cursos do Pronatec, a implantação do Programa Empreenda Fácil em todas as prefeituras regionais, a recuperação do Banco de Alimentos para famílias carentes, a modernização dos Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), e muito mais.

Atualmente, é o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo.