Fale com seu vereador

Biografia

O advogado Eduardo Tuma, 38 anos, é o atual presidente da Câmara Municipal de São Paulo. Ele foi eleito pela ampla maioria dos 55 vereadores para comandar o Legislativo paulistano em 2019.

O jovem paulistano atuou junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo na análise dos relatórios emitidos e na manifestação junto à Corte de Prefeitos e Presidentes de Câmaras, o que permitiu um conhecimento aprofundado da gestão Pública Municipal. Foi assessor técnico parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo até ser eleito em 2012 para o seu primeiro mandato, aos 31 anos de idade, como vereador pelo PSDB, com cerca de 30 mil votos.

Naquela legislatura, Tuma foi o parlamentar que mais apresentou e aprovou proposições.
Além disso, foi membro, relator, vice-presidente e presidente de frentes parlamentares e comissões como a Comissão de Constituição e Justiça, CPI dos Estacionamentos, do Transporte Coletivo, entre outras.

Já em seu segundo e atual mandato foi reeleito com 70.273 votos. Uma de suas grandes atuações foi a presidência da CPI da Dívida Ativa dos Grandes Devedores, que trouxe de volta aos cofres públicos cerca de R$ 1,5 bilhão à vista.

Em 2017 e 2018 compôs a Mesa Diretora da Câmara Municipal como 1º vice-presidente. Por conta do seu bom relacionamento com todos os vereadores da Casa, foi convidado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), em abril de 2018, para atuar como secretário-chefe da Casa Civil.

Retornou à Câmara em novembro do mesmo ano e no mês seguinte foi eleito o presidente da Mesa Diretora para o exercício de 2019. À frente do Legislativo, Tuma quer investir na comunicação da Câmara junto aos paulistanos. Pretende intensificar o uso das redes sociais e mídias digitais e quer implementar o processo legislativo digital, com emissão zero de papel.

Currículo
Eduardo Tuma é Professor Doutor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/SP e da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Pós-doutorando em Direito pela Universidade Paris I, Panthéon-Sorbonne e Doutorando em Filosofia pela PUC/SP. É Doutor em Filosofia do Direito e Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP. Graduado em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/SP e em Teologia pelo IBES/SP, possui Extensão Universitária pela Universidade de Harvard (Government-Modern Presidential Politics) e Especialização em Direito Tributário pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/SP.

“Tuminha”, como é conhecido pelos colegas da Casa, é sobrinho do ilustre senador Romeu Tuma (1931-2010) e filho de Renato Tuma (1933-2019), que foi o criador da Guarda Civil Metropolitana e Diretor Geral da Câmara Municipal de São Paulo durante 38 anos.