Fale com seu vereador

Biografia

O advogado Eduardo Tuma, 38 anos, é o atual presidente da Câmara Municipal de São Paulo. Ele foi eleito pela ampla maioria dos 55 vereadores para comandar o Legislativo paulistano em 2019.

Anteriormente, Tuma atuou junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo na análise dos relatórios emitidos e na manifestação junto à Corte de Prefeitos e Presidentes de Câmaras. Como resultado, essas atuações permitiram um conhecimento aprofundado da gestão Pública Municipal. Além disso, foi assessor técnico parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Em 2012, foi eleito para o seu primeiro mandato, aos 31 anos, como vereador pelo PSDB, com cerca de 30 mil votos.

Naquela legislatura, Eduardo Tuma foi o parlamentar que mais apresentou e aprovou proposições.

Além disso, foi membro, relator, vice-presidente e presidente de frentes parlamentares. Atuou também em comissões como a Comissão de Constituição e Justiça, CPI dos Estacionamentos, do Transporte Coletivo, entre outras.

Já em seu segundo e atual mandato foi reeleito com 70.273 votos. Uma de suas grandes atuações foi a presidência da CPI da Dívida Ativa dos Grandes Devedores. Contudo, essa comissão trouxe de volta aos cofres públicos cerca de R$ 1,5 bilhão à vista.

Eduardo Tuma e seu papel na Câmara

Em 2017 e 2018, Tuma compôs a Mesa Diretora da Câmara Municipal como 1º vice-presidente. Devido ao seu bom relacionamento com os vereadores da Casa, foi convidado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), em abril de 2018, para atuar como secretário-chefe da Casa Civil.

Retornou à Câmara em novembro do mesmo ano e no mês seguinte foi eleito o presidente da Mesa Diretora para o exercício de 2019. À frente do Legislativo, Tuma quer investir na comunicação da Câmara junto aos paulistanos. Para isso, pretende intensificar o uso das redes sociais e mídias digitais. O vereador também tem como objetivo implementar o processo legislativo digital, que visa emissão zero de papel.

O acadêmico Eduardo Tuma

Além de suas atividades frente ao Legislativo, Eduardo Tuma é Professor Doutor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU/SP. Ele também dá aulas na Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Pós-doutorando em Direito pela Universidade Paris I, Panthéon-Sorbonne e Doutorando em Filosofia pela PUC/SP.

É Doutor em Filosofia do Direito e Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP. Graduado em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU/SP e em Teologia pelo IBES/SP. Ainda possui Extensão Universitária pela Universidade de Harvard (Government-Modern Presidential Politics) e Especialização em Direito Tributário pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU/SP.

O vereador “Tuminha”, como é conhecido pelos colegas da Casa, é sobrinho do ilustre senador Romeu Tuma (1931-2010) e filho de Renato Tuma (1933-2019), que foi o criador da Guarda Civil Metropolitana e Diretor Geral da Câmara Municipal de São Paulo durante 38 anos.