Vereador propõe criação do Programa Municipal de Políticas para as Mulheres em projeto de lei

De autoria do vereador Prof. Claudio Fonseca (CIDADANIA), com coautoria da vereadora Patricia Bezerra (PSDB), o PL (Projeto de Lei) 641/2018 institui o Programa Municipal de Políticas para as Mulheres. O objetivo da proposta é garantir políticas e mecanismos institucionais que fomentem a igualdade para mulheres no âmbito público e privado na capital.

O PL abrange diretrizes, como o entendimento de que as políticas públicas devem prever o cumprimento dos programas, projetos e ações que obtenham a equidade feminina, participação e representação política equilibrada de mulheres e homens e a promoção da igualdade de acesso e fruição dos direitos sociais para as mulheres.

A proposta também dispõe sobre o direito à proteção da saúde, incentivando a revisão de protocolos de acordo a fim de que seja respeitada a diversidade sexual e atenção aos direitos sexuais e reprodutivos, além do acesso a todos os níveis de educação de qualidade e não sexista, estabelecimento de direitos de conciliação da vida profissional, pessoal e familiar a serem exercidos em regime de corresponsabilidade.

Para o parlamentar, a igualdade de gênero constitui objetivo de desenvolvimento e é fator fundamental para lutar de forma eficaz e sustentável contra a pobreza e a discriminação. “O objetivo é fortalecer a igualdade de homens e mulheres no âmago de nossas instituições públicas e privadas, adequando-se o ordenamento jurídico às necessidades sociais”, justifica.

O PL, aprovado em primeira discussão em Sessão Plenária, aguarda segunda e definitiva votação para ser encaminhado para a sanção ou veto do prefeito.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Prof. Claudio Fonseca (CIDADANIA). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos pelo formulário Fale com o Vereador.

Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também