São Paulo pode ter primeiro Banco de Sangue do Cordão Umbilical Municipal

PL (Projeto de Lei) 211/2017 , de autoria do vereador Milton Ferreira (PODEMOS), dispõe sobre a criação do Banco de Sangue do Cordão Umbilical e Placentário de Neonatos de São Paulo.

De acordo com o autor da proposta, o objetivo da instalação do Banco no Hemocentro Municipal será a coleta do cordão umbilical, além da triagem e armazenagem.  Em seguida, o material hematológico será cadastrado, especialmente células tronco.

Para Milton Ferreira, a criação de um Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário Municipal, por ser público, traz diversos benefícios, principalmente em relação ao aumento da disponibilidade do serviço para a população de baixa renda que ainda não tem acesso a terapias desse tipo.

“Quando o cordão umbilical é armazenado adequadamente num Banco, como propõe o PL, é possível salvar vidas com a coleta de células troncos presentes nesse cordão umbilical para transplantes”, explica.

Segundo justificativa do PL, o transplante é indicado para pacientes com leucemia aguda; leucemia mieloide crônica; leucemia mielomonocítica crônica; linfomas; anemias graves; anemias congênitas; hemoglobinopatias; imunodeficiências congênitas; mieloma múltiplo; Síndrome mielodisplásica hipocelular; Imunodeficiência combinada severa; osteopetrose; mielofibrose primária em fase evolutiva; síndrome mielodisplásica em transformação; talassemia major, além de outras doenças do sistema sanguíneo e imune, que constituem cerca de 70 patologias distintas.

A proposta, aprovada em primeira votação, aguarda análise em segunda e definitiva votação em Sessão Plenária.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Milton Ferreira (PODEMOS). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos pelo formulário “Fale com o Vereador”.

Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também