Mário Sérgio Cortella é o mais novo Cidadão Paulistano

Mário César Cortella recebe o Título de Cidadão Paulistano das mãos do vereadopr Aldfredinbho

Mário Sérgio Cortella recebe o Título de Cidadão Paulistano das mãos do vereador Alfredinho (PT)
Foto: André Bueno / CMSP

 

ROBERTO VIEIRA
DA REDAÇÃO

O plenário 1º de Maio da Câmara recebeu dezenas de convidados na noite desta segunda-feira (19/10) para acompanhar a entrega do Título de Cidadão Paulistano ao professor e Doutor Mário Sérgio Cortella. A solenidade foi proposta pelo vereador Alfredinho (PT).

“O professor Mário Sérgio tem uma grande história na cidade, foi secretário de Educação na gestão Luiza Erundina, em substituição a Paulo Freire. Não se trata apenas de um professor, de um filósofo, mas sim de alguém que pensa a educação diferente, com métodos diferentes dos tradicionais”, afirmou o autor da iniciativa.

Cortella comentou sobre o fato de ser reconhecido como Cidadão Paulistano na maior Casa Legislativa do país. Para o filósofo, após 48 anos vividos na cidade de São Paulo, o momento é algo que o eleva.

“Quando o vereador Alfredinho me propôs eu imaginei que essa sim poderia ser a hora. Eu nasci em Londrina, vim do Paraná com 13 anos e passei minha vida aqui, meus filhos aqui nasceram, isso significa que o meu trabalho se deu nessa cidade, portanto, eu acho que não é apenas merecido, é algo que me honra. Eu fico emocionado, isso mexe comigo”, disse.

Docência e Decência

Antes da entrega da honraria, Cortella palestrou por 45 minutos na tribuna do Legislativo Paulistano com o tema “Docência e Decência”. O filósofo afirmou que Casas Legislativas precisam lidar com o significado da docência, ou seja, aquilo que ela ensina a cidade, e a decência, que é aquilo que ela demonstra à cidade.

“A docência não é apenas o que se dá na atividade de professores e professoras. O nosso legislativo tem um papel educativo pedagógico na relação com as comunidades e por isso, a reflexão sobre isso. Não é um chamar a atenção, mas sim trazer para nós que lidamos com educação a possibilidade de se pensar um pouco sobre o que é decente numa vida que, sendo curta, não pode ser pequena”, ponderou.

O homenageado falou boa parte do tempo sobre a ‘arte de lecionar’ e dentre muitas citações, resumiu este trabalho com a frase da filósofa Terezinha Rios, que dizia: “Nós não somos imortais, mas podemos ser eternos”. Para Cortella, na educação escolar, isso se dá pelo ‘ficar’ em outras pessoas.

Foi o que aconteceu com o professor e ator Alexandre Saul, ex-aluno de Cortella na PUC. “As aulas dele sempre foram muito inspiradoras e sempre tinham esse caráter de desafio a transformar a realidade, transformar situações de injustiça, essas situações que ferem a ética, então isso instigava não só a mim, mas também outros colegas a buscarem esta profissão e se debruçar sobre ela”, disse.

Sobre o autor

O professor Mário Sérgio Cortela nasceu em Londrina, interior do Estado do Paraná e desde 1975, quando concluiu sua primeira graduação na ‘Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira’, acumula diplomas. Cortella é um filósofo

Tornou-se mestre em Educação, em 1989, pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) sob orientação do Professor Doutor Moacir Gadotti. Oito anos mais tarde, concluiu doutorado, orientado pelo Professor e Doutor Paulo Freire, também na PUC, onde lecionou por 35 anos.

Cortella também ocupou o cargo de Secretário de Educação na gestão da ex-prefeita Luiza Erundina, entre 1991 e 1992. Sobre a realidade com a qual conviveu à época e os dias de hoje, o professor acredita que muita coisa mudou, a cidade cresceu, o orçamento da educação é maior, contudo, muito menos suficiente para as atuais demandas.

“Esses vinte e cinco anos que nos separam do momento que eu assumi a Secretaria Municipal de Educação é um quarto de século. Não havia toda tecnologia que existe hoje no campo do ensino, não havia tanta informação que se difundia no cotidiano, não havia tantas plataformas digitais, portanto há uma diferença. Lá naquele momento se fazia o inicio da discussão sobre a organização por ciclos, a incorporação das creches a área de educação”, comparou.

5 Contribuições

Clélia Regina de Carvalho Camargo

Participar da premiação foi realmente gratificante e engrandecedor. Além de Mário Sérgio Cortella (que intensificou o momento) , a fala simples do vereador Alfredinho também foi emocionante. Feliz e satisfeita que o londrinense adotou a nossa cidade.
Obrigada por mais uma lição sobre docência e decência, e muitos outros termos que se tornam de fácil compreensão quando proferidas por este filósofo. As referencias e reconhecimento à Madre Teresa de Calcutá, Paulo Freire, Luiza Erundina, Thomas Morus para nos encher de conhecimento e compreensão.
Parabéns ao Mario Sergio Cortella. Parabéns ao Vereador Alfredinho e a toda a equipe que preparou o evento.
A noite de 19 de outubro ffoi muito bem ornamentada!

claudia soukup

Sou amiga da família e acompanho há décadas o trabalho desse ilustre filosofo, que tanto tem enriquecido a cultura brasileira! Meus sinceros parabéns, homenagem mais que justa a alguém que é orgulho para cidade e…….oportuna!
Nossos heróis devem pessoas como este cidadão….

Margareth Vespasiano

Boa tarde!!

Meus mais sinceros cumprimentos ao Vereador Alfredinho pela iniciativa. O Professos Mário Sérgio Cortela além de merecedor da homenagem, é um homem de extremo conhecimento histórico e cultural. Sua sapiência nos faz “Pensar Bem”!! Bem -vindo querido Cidadão Paulistano!!

Gilson dos Santos Angelotti

Fico imensamente feliz com a entrega do título de “Cidadão Paulistano” ao grande filósofo Mario Sérgio Cortella. Pessoas como esta personalidade, são merecedoras deste título pelo excelente trabalho desenvolvido em prol da educação brasileira. Parabéns ao homenageado ,e também ao Vereador Alfredinho pela feliz indicação.

Alexandre Lira

A justa homenagem e bem merecida ao “sempre “educador e filósofo Cortella é um sinal que o Poder Público está abrindo os horizontes em relação ao reconhecimento e colaboração no âmbito educacional, cultural e econômico em nosso pais na figura única do Homenageado .
Parabéns !!!Vereador

Contribuições encerradas.

Veja também