Os vereadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar responsabilidades pela poluição das águas superficiais e subterrâneas irão visitar, na próxima semana, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e a Sabesp. A decisão foi tomada hoje (6/8), durante reunião ordinária da CPI realizada na Sala Sérgio Vieira de Melo e tem como objetivo colher informações para instruir o processo de investigação das denúncias de fatos específicos.No DAEE, órgão que concede autorização para abertura de poços artesianos, vamos saber como são concedidas essas licenças para perfurações de poços e os cuidados que estão sendo tomados para evitar a contaminação dos lençóis de água subterrânea, informou o vereador Netinho (PSDB), presidente da CPI. Já na Sabesp, os vereadores vão identificar quais os córregos que se encontram com índice zero de oxigênio e aqueles que fazem parte da segunda fase do Programa Córrego Limpo, desenvolvido pelo governo do Estado e pela Prefeitura de São Paulo, que prevê a despoluição desses cursos dágua.EleiçãoFoi marcada para o dia 20 deste mês nova reunião ordinária da CPI. Na oportunidade, será realizada eleição para escolher o vice-presidente e o relator da comissão.
|
CPI apura denúncias de poluição das águas subterrâneas e dos córregos da cidade
Categorias
Outras notícias relacionadas
CPI da Íris: Em 2025, depoimentos marcaram o trabalho da comissão que investiga coleta de dados de munícipes
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Íris, instalada em maio de 2025, foi criada para apurar a atuação da empresa Tools for Humanity. Por meio do projeto World ID, ela oferecia recompensas financeiras para realizar o escaneamento da íris de cidadãos paulistanos. O colegiado encerrou o ano passado com 18 reuniões e 104 ofícios expedidos.... »
Atualizado em 26/01/2026 - 12h00CPI dos Pancadões: colegiado recebeu donos de bares e adegas, artistas, além das forças de segurança ao longo de 2025
Instalada em maio de 2025, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Pancadões foi criada para investigar possíveis omissões dos órgãos públicos municipais na fiscalização de perturbação do sossego. Em especial, o colegiado atuou no combate a festas clandestinas e aos chamados ‘pancadões’ realizados na cidade. No total, a comissão se reuniu 11 vezes ao... »
Atualizado em 25/01/2026 - 12h00Câmara Explica: entenda o funcionamento das CPIs
Uma das atribuições mais importantes do vereador – além de criar leis – é a fiscalização. Cabe aos parlamentares o acompanhamento do cumprimento das leis municipais e também a apuração sobre possíveis irregularidades que eventualmente aconteçam no âmbito da administração municipal, para evitar prejuízos à cidade. Do artigo 90 ao 97 do Regimento Interno da Câmara Municipal... »
Atualizado em 29/12/2025 - 10h00
.jpg)
.jpg)