A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta terça-feira (09/06), audiências públicas para discutir cinco projetos de lei. Entre eles, o PL 349/2009, da vereadora Juliana Cardoso (PT), que institui no Município de São Paulo o Programa Mãe Canguru, voltado para o atendimento dos recém-nascidos pré-termo e/ou de baixo peso na rede de saúde.
O programa prevê um contato neonatal pele a pele entre pais e bebê. Pelo texto do projeto, os pais teriam assegurado o livre e precoce acesso à Unidade Neonatal e seria estimulado que eles mantivessem seus filhos recém-nascidos pré-termo e/ou de pouco peso junto a seus peitos. A iniciativa visa a simular o calor e aconchego que o bebê teve em sua vida intrauterina.
“É um programa que já existe, só que eu acredito que deve funcionar em toda rede pública. É um benefício, que estimula a criança a sentir que tem calor, amor, batimentos cardíacos. Tudo isso, estimula a criança a sobreviver e acalma a mãe e o pai. Muitas vezes, os filhos ficam na UTI e você fica no desespero, sem saber se ele está bem, se não está; o médico às vezes não está presente porque está atendendo outros pacientes, os enfermeiros estão sempre correndo. Mas se você está lá vendo que o filho está melhorando, isso acalma a mãe e o pai”, justifica a vereadora Juliana Cardoso à nossa reportagem.
Outra proposta debatida é o PL 192/02, do vereador Ítalo Cardoso (PT), que dispõe sobre a notificação aos conselhos tutelares dos casos de violência contra crianças e adolescentes.
Demais proposituras discutidas na audiência pública:
PL 199/03, do vereador José Olímpio (PP)
PL 683/08, do vereador Ricardo Teixeira (PSDB)
PL 021/09, do vereador Agnaldo Timóteo (PR)
Estiveram presentes à audiência pública da Comissão de Saúde os vereadores Milton Ferreira (PPS), Juliana Cardoso e Sandra Tadeu (DEM).
|
Audiência pública discute PL que institui o Programa Mãe Canguru
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Meio Ambiente: Parque do Carmo e hospitais veterinários; confira alguns destaques de 2025
A Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais foi instalada em 8 de maio de 2025. No ano passado, o colegiado realizou duas sessões ordinárias e seis extraordinárias. Além disso, convocou duas audiências públicas. Na primeira reunião, em 29 de maio, os vereadores aprovaram requerimentos. O presidente da comissão, vereador Alessandro Guedes (PT),... »
Atualizado em 23/01/2026 - 12h00GCM e Sistema Smart Sampa estão entre temas da Comissão de Segurança Pública em 2025
Ao todo, em 2025, a Comissão Extraordinária de Segurança Pública se reuniu em seis oportunidades. Durante o ano, o colegiado promoveu uma audiência pública e expediu 11 ofícios. Na primeira reunião, em 22 de maio, alguns temas se destacaram. Vice-presidente da comissão, a vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO) pediu informações sobre o convênio da GCM com... »
Atualizado em 22/01/2026 - 12h00Semáforos inteligentes, requalificação do Centro e acessibilidade foram temas discutidos pela Comissão de Inovação e Tecnologia em 2025
Durante o ano de 2025, a Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo promoveu 10 reuniões ordinárias, uma extraordinária e emitiu 18 ofícios. O colegiado, criado em 2024, tem entre suas finalidades debater iniciativas para acelerar a implantação de tecnologias, de processos e de métodos, em articulação com... »
Atualizado em 21/01/2026 - 12h00.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)