A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta terça-feira (09/06), audiências públicas para discutir cinco projetos de lei. Entre eles, o PL 349/2009, da vereadora Juliana Cardoso (PT), que institui no Município de São Paulo o Programa Mãe Canguru, voltado para o atendimento dos recém-nascidos pré-termo e/ou de baixo peso na rede de saúde.
O programa prevê um contato neonatal pele a pele entre pais e bebê. Pelo texto do projeto, os pais teriam assegurado o livre e precoce acesso à Unidade Neonatal e seria estimulado que eles mantivessem seus filhos recém-nascidos pré-termo e/ou de pouco peso junto a seus peitos. A iniciativa visa a simular o calor e aconchego que o bebê teve em sua vida intrauterina.
“É um programa que já existe, só que eu acredito que deve funcionar em toda rede pública. É um benefício, que estimula a criança a sentir que tem calor, amor, batimentos cardíacos. Tudo isso, estimula a criança a sobreviver e acalma a mãe e o pai. Muitas vezes, os filhos ficam na UTI e você fica no desespero, sem saber se ele está bem, se não está; o médico às vezes não está presente porque está atendendo outros pacientes, os enfermeiros estão sempre correndo. Mas se você está lá vendo que o filho está melhorando, isso acalma a mãe e o pai”, justifica a vereadora Juliana Cardoso à nossa reportagem.
Outra proposta debatida é o PL 192/02, do vereador Ítalo Cardoso (PT), que dispõe sobre a notificação aos conselhos tutelares dos casos de violência contra crianças e adolescentes.
Demais proposituras discutidas na audiência pública:
PL 199/03, do vereador José Olímpio (PP)
PL 683/08, do vereador Ricardo Teixeira (PSDB)
PL 021/09, do vereador Agnaldo Timóteo (PR)
Estiveram presentes à audiência pública da Comissão de Saúde os vereadores Milton Ferreira (PPS), Juliana Cardoso e Sandra Tadeu (DEM).
|
Audiência pública discute PL que institui o Programa Mãe Canguru
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Educação questiona fechamento de turmas do ensino médio do período noturno
Em reunião nesta quarta-feira (17/9) na Câmara Municipal de São Paulo, a Comissão de Educação, Cultura e Esportes analisou 21 itens da pauta – entre projetos e requerimentos. Também nesta tarde, foram eleitos os representantes da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação. Projetos O colegiado aprovou pareceres favoráveis de cinco PDLs... »
Atualizado em 17/09/2025 - 18h34Comissão de Saúde solicita esclarecimentos à Secretaria Municipal de Saúde sobre denúncias de suposta violência obstétrica
Na reunião desta quarta-feira (17/9), a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo analisou uma pauta com três itens. Entre eles, dois projetos e um requerimento. Todos avançaram no colegiado. Projetos Das propostas que tiveram o parecer favorável aprovado está o PL (Projeto de Lei) 519/2023, de autoria... »
Atualizado em 17/09/2025 - 17h29CCJ avança projetos na área da saúde; PL do Executivo recebe pedido de vistas
A reunião desta quarta-feira (17/9) da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) apreciou 45 itens da pauta. Do total, 36 projetos avançaram, oito foram adiados e um recebeu pedido de vistas – solicitação feita para analisar com detalhes determinado texto. Nesta tarde, destaque para discussões sobre propostas voltadas às áreas da saúde, cultura... »
Atualizado em 17/09/2025 - 17h17