A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta terça-feira (09/06), audiências públicas para discutir cinco projetos de lei. Entre eles, o PL 349/2009, da vereadora Juliana Cardoso (PT), que institui no Município de São Paulo o Programa Mãe Canguru, voltado para o atendimento dos recém-nascidos pré-termo e/ou de baixo peso na rede de saúde.
O programa prevê um contato neonatal pele a pele entre pais e bebê. Pelo texto do projeto, os pais teriam assegurado o livre e precoce acesso à Unidade Neonatal e seria estimulado que eles mantivessem seus filhos recém-nascidos pré-termo e/ou de pouco peso junto a seus peitos. A iniciativa visa a simular o calor e aconchego que o bebê teve em sua vida intrauterina.
“É um programa que já existe, só que eu acredito que deve funcionar em toda rede pública. É um benefício, que estimula a criança a sentir que tem calor, amor, batimentos cardíacos. Tudo isso, estimula a criança a sobreviver e acalma a mãe e o pai. Muitas vezes, os filhos ficam na UTI e você fica no desespero, sem saber se ele está bem, se não está; o médico às vezes não está presente porque está atendendo outros pacientes, os enfermeiros estão sempre correndo. Mas se você está lá vendo que o filho está melhorando, isso acalma a mãe e o pai”, justifica a vereadora Juliana Cardoso à nossa reportagem.
Outra proposta debatida é o PL 192/02, do vereador Ítalo Cardoso (PT), que dispõe sobre a notificação aos conselhos tutelares dos casos de violência contra crianças e adolescentes.
Demais proposituras discutidas na audiência pública:
PL 199/03, do vereador José Olímpio (PP)
PL 683/08, do vereador Ricardo Teixeira (PSDB)
PL 021/09, do vereador Agnaldo Timóteo (PR)
Estiveram presentes à audiência pública da Comissão de Saúde os vereadores Milton Ferreira (PPS), Juliana Cardoso e Sandra Tadeu (DEM).
|
Audiência pública discute PL que institui o Programa Mãe Canguru
Categorias
Outras notícias relacionadas
Zona leste recebe debate regional sobre o orçamento da capital paulista
Neste sábado (8/11), moradores da zona leste da cidade participaram da 3ª Audiência Pública regional programada pela Comissão de Finanças e Orçamento para discutir a peça orçamentária de 2026. A discussão aconteceu no CEU Rei Pelé.
Atualizado em 08/11/2025 - 14h19Mais Mulheres na Política é tema de Audiência Pública na Câmara
A Comissão de Saúde, Promoção Social Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo promoveu na noite desta sexta-feira (7/11) uma Audiência Pública com o tema “Mais Mulheres na Política”. A discussão recebeu lideranças partidárias, ativistas e integrantes de movimentos sociais. O presidente do Legislativo paulistano, vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO), apoiou o debate. “Nós... »
Atualizado em 07/11/2025 - 21h44Orçamento 2026: Finanças agenda audiência para seguir a escuta de inscritos do debate sobre saúde, turismo e meio ambiente
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo incluiu mais uma audiência temática no calendário de debates sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026, prevista no PL (Projeto de Lei) 1169/2025, e sobre o o PL 1168/2025, que trata do PPA (Plano Plurianual) de 2026 a 2029. Marcada para o... »
Atualizado em 07/11/2025 - 11h08.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)