A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara recebeu na reunião desta quarta-feira (21/10) o diretor de desenvolvimento da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização), Rubens Chammas, para explicar a situação em que se encontra a Operação Urbana Água Branca. A Operação, aprovada em 1995, visa promover o desenvolvimento dos bairros Água Branca, Perdizes e Barra Funda. Chammas fez uma apresentação com a situação atual e as propostas de revisão da Lei 11.774/95. O diretor da Emurb fez a demonstração do plano urbanístico para melhorar o trânsito, reurbanizar a orla ferroviária e implantar um vasto sistema arbóreo.
De acordo com a apresentação, as premissas visam priorizar o público que utiliza os equipamentos de transporte já existentes, diversificar a atividade econômica, aproximar moradia e emprego, e aperfeiçoar os equipamentos instalados. Os recursos gerados na Operação já ultrapassam R$ 72 milhões.
O vereador Paulo Frange (PTB) questionou: “quando vamos receber um projeto de lei para diminuir nossa tensão com o tema? Pois, até o momento, não conseguimos nenhum avanço em drenagem, por exemplo. As enchentes continuam na região.”
Chammas ressaltou que “a revisão da lei depende uma série de estudos, e, desde 2007, a Prefeitura tem se esforçado para realizar estudos de drenagem, do sistema viário e de áreas verdes, para posteriormente apresentar outro projeto de lei.” Chammas ainda reiterou que no site da Emurb todos os protocolos e contratos podem ser encontrados, pois “a intenção é dar a maior transparência possível a respeito do assunto.” Ainda de acordo com ele, o objetivo “é consolidar todos os estudos já feitos.”
Plano Diretor
O presidente da Comissão, vereador Carlos Apolinário (DEM), ressaltou que já há um pré-relatório da revisão do Plano Diretor Estratégico, que contempla as reivindicações apresentadas pelos munícipes durante as audiências públicas. Apolinário disse que até o dia 16 de novembro estará pronto o relatório final.
Projetos
Durante a reunião, os vereadores analisaram, com parecer favorável, os seguintes projetos de lei:
PL016/09, do vereador Juscelino Gadelha (PSDB);
PR 018/09, do vereador Jamil Murad (PcdoB);
PL 235/09, do vereador Francisco Chagas (PT); e
PL 494/09, do vereador Penna (PV).
Participaram do encontro os vereadores Toninho Paiva (PR), Zelão (PT), José Police Neto (PSDB), Chico Macena (PT), Paulo Frange, Juscelino Gadelha e Carlos Apolinário, presidente.
|
Vereadores questionam plano urbanístico da Operação Urbana Água Branca
Categorias
Outras notícias relacionadas
Audiências Públicas na Câmara: projeto da Planta Genérica de Valores está entre os debates da semana
Quatro Comissões da Câmara Municipal de São Paulo promovem Audiências Públicas nesta semana. Consulte abaixo a programação. Além da participação presencial, é possível se manifestar de forma virtual. Acompanhe a agenda e veja o passo a passo no hotsite de Audiências Públicas. 20/10 – segunda-feira 18h Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania Tema: Desafios... »
Atualizado em 19/10/2025 - 15h00Orçamento 2026 e PPA: região central e zona oeste são debatidas em Audiência Pública regional
Neste domingo (19/10), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou a segunda Audiência Pública regional a respeito das propostas do Orçamento de 2026 e do PPA (Plano Plurianual) 2026-2029. O debate teve como tema a região central e a zona oeste da cidade e aconteceu no CSEB (Centro de... »
Atualizado em 19/10/2025 - 14h16Comissão de Direitos Humanos marca audiência sobre desafios para a retomada de vínculos familiares com pessoas aprisionadas
“Familiares exercendo sua Cidadania: Desafios e Possibilidades para a Retomada dos Vínculos Afetivos e de Confiança Com as Pessoas Aprisionadas em um Contexto de Interiorização dos Presídios” é o tema de uma Audiência Pública que a Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo realizará na próxima segunda-feira (20/10), a... »
Atualizado em 18/10/2025 - 15h44