O secretário-adjunto da Saúde, José Maria Orlando, compareceu nesta quarta-feira (24/03) em audiência pública da Comissão de Saúde para prestar contas da Secretaria no ano de 2009. Orlando destacou a criação de oito AMAs Especialidades e da nova sede do SAMU, inaugurada em outubro de 2009. “Em breve todas as ambulâncias do SAMU possuirão GPS para serem rastreadas por satélite”, disse ele. Os vereadores Jamil Murad (PCdoB) e Juliana Cardoso (PT) questionaram o aumento com os gastos em publicidade. “Em 2008, a Secretaria de Saúde gastou dois milhões de reais, em 2009 o valor subiu para 17 milhões com 100 % de execução”, disse Murad.
O secretário justificou que o aumento do recurso foi necessário para informar a população sobre as formas de prevenção da gripe H1 N1. “Não chamo de publicidade, mas sim de comunicação. A responsabilidade social do gestor é levar informação à população”, concluiu ele.
Outra cobrança dos vereadores foi em relação aos três novos hospitais ( Parelheiros, Vila Brasilândia e Arthur Alvim) anunciados na campanha eleitoral do Prefeito Gilberto Kassab em 2008. “Constavam no Orçamento de 2009, 30 milhões de reais para a construção de cada um dos hospitais. Mas nenhum deles foi construído ainda”, criticou Murad.
“As construções irão acontecer, pois estão publicadas na Agenda 2012, que é um compromisso público do Prefeito Kassab. Os terrenos já foram escolhidos e declarados de utilidade pública”, informou José Maria Orlando.
Também participaram da prestação de contas Zelão, presidente da Comissão; Sandra Tadeu (DEM); Gilberto Natalini ( PSDB); Milton Ferreira ( PPS) e Claudio Prado (PDT).
|
Vereadores questionam altos gastos da Saúde com publicidade
Categorias
Outras notícias relacionadas
Teatros e associações pedem aprovação de projeto que prevê a remissão de créditos tributários do IPTU
O debate foi realizado pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes. Representantes de teatros e associações também cobraram mais incentivo à cultura.
Atualizado em 03/12/2025 - 18h41Comissão de Saúde dá aval a projeto que incentiva a emissão da Carteira Nacional de Identidade para crianças e adolescentes
Na reunião desta quarta-feira (3/12), a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo analisou uma pauta com quatro itens. Dois deles foram debatidos, e os demais ficaram pendentes de votação. Projetos apreciados Dentre as propostas debatidas está o PL (Projeto de Lei) 305/2025. O texto, que recebeu o... »
Atualizado em 03/12/2025 - 18h05Subcomissão apresenta relatório final sobre os serviços de transporte de passageiros por moto na capital
A Subcomissão do Serviço de Transporte Individual de Passageiros por Motocicleta, vinculada à Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo, se reuniu nesta quarta-feira (3/12) para apresentar o relatório final do colegiado. O documento propõe o PL (Projeto de Lei) 1487/2025, com as regras para regulamentar o serviço na... »
Atualizado em 03/12/2025 - 17h44


