Na primeira reunião ordinária da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, que foi realizada nesta quarta-feira (11/03), no auditório Prestes Maia, os vereadores aprovaram seis requerimentos e explanaram sobre o Plano Diretor Estratégico, que terá como seu relator o vereador José Police Neto (PSDB).
O presidente da Comissão, vereador Carlos Apolinário (DEM), explicou que o projeto encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e que nas próximas semanas deverá ser apresentado aos integrantes da Comissão de Política Urbana.
“A CCJ fará uma audiência pública no dia 13 de março para discutir a constitucionalidade do projeto, feito isto a Política Urbana fará um calendário para discutir o Plano Diretor”, explicou.
Apolinário disse que o projeto precisa ser amplamente debatido com a sociedade. “Se tivermos de realizar 20, 30 audiências públicas, faremos, pois o projeto tem de ser discutido exaustivamente.”
O Plano Diretor é um instrumento de planejamento urbano dos municípios, de médio e longo prazo, que traça diretrizes de desenvolvimento a serem seguidas pelos setores públicos e privados. O projeto de revisão foi enviado à Câmara e ainda precisa ser analisado pela CCJ.
“Temos na Comissão representantes de diversas regiões da cidade, e o que todos querem é um plano de desenvolvimento sustentável para reduzir as desigualdades do município”, analisou o vereador José Police Neto (PSDB).
Requerimentos
Os parlamentares também aprovaram seis requerimentos, do vereador Juscelino Gadelha (PSDB): que solicita à SPTrans informações de imóveis; que solicita ao DEPH informações do Asilo Jaçanã e informações sobre projetos em análise de torres no entorno da Sede da Sociedade do Trote; que solicita à Secretaria de Participação e Parceria informações de investigação da comunidade remanescente de resistência cultural de povoação predominante afro descendente; que solicita à EMURB informações de licitações para construção de garagens subterrâneas no Centro; e que solicita a SEHAB informações de processo de urbanização e regularização da favela Jardim Elias.
Participaram da reunião os vereadores Toninho Paiva (PR), Paulo Frange (PTB), Zelão (PT), José Police Neto, Chico Macena (PT), Juscelino Gadelha e Carlos Apolinário, presidente.
|
Vereadores querem que Plano Diretor seja amplamente debatido com a sociedade
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Direitos Humanos marca audiência sobre desafios para a retomada de vínculos familiares com pessoas aprisionadas
“Familiares exercendo sua Cidadania: Desafios e Possibilidades para a Retomada dos Vínculos Afetivos e de Confiança Com as Pessoas Aprisionadas em um Contexto de Interiorização dos Presídios” é o tema de uma Audiência Pública que a Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo realizará na próxima segunda-feira (20/10), a... »
Atualizado em 18/10/2025 - 15h44Moradores da zona norte apresentam demandas em audiência sobre o Orçamento 2026 e o PPA
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou neste sábado (18/10), no CEU Paz, zona norte, a 1ª Audiência Pública regional para tratar do orçamento da capital paulista para o ano que vem. Foram debatidos os Projetos de Lei do Executivo – PL (Projeto de Lei) 1169/2025, referente a LOA (Lei... »
Atualizado em 18/10/2025 - 14h49Impactos de grande empreendimento imobiliário na região de Pirituba e Jaraguá são assunto de audiência da Comissão de Política Urbana
A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo agendou para o dia 30 de outubro (quinta-feira) sobre os impactos do Cidade Sete Sóis, um grande empreendimento imobiliário na região de Pirituba / Jaraguá, localizado na av. Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do nº 6.500. A convocação do... »
Atualizado em 18/10/2025 - 12h30