Na primeira reunião ordinária da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, que foi realizada nesta quarta-feira (11/03), no auditório Prestes Maia, os vereadores aprovaram seis requerimentos e explanaram sobre o Plano Diretor Estratégico, que terá como seu relator o vereador José Police Neto (PSDB).
O presidente da Comissão, vereador Carlos Apolinário (DEM), explicou que o projeto encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e que nas próximas semanas deverá ser apresentado aos integrantes da Comissão de Política Urbana.
“A CCJ fará uma audiência pública no dia 13 de março para discutir a constitucionalidade do projeto, feito isto a Política Urbana fará um calendário para discutir o Plano Diretor”, explicou.
Apolinário disse que o projeto precisa ser amplamente debatido com a sociedade. “Se tivermos de realizar 20, 30 audiências públicas, faremos, pois o projeto tem de ser discutido exaustivamente.”
O Plano Diretor é um instrumento de planejamento urbano dos municípios, de médio e longo prazo, que traça diretrizes de desenvolvimento a serem seguidas pelos setores públicos e privados. O projeto de revisão foi enviado à Câmara e ainda precisa ser analisado pela CCJ.
“Temos na Comissão representantes de diversas regiões da cidade, e o que todos querem é um plano de desenvolvimento sustentável para reduzir as desigualdades do município”, analisou o vereador José Police Neto (PSDB).
Requerimentos
Os parlamentares também aprovaram seis requerimentos, do vereador Juscelino Gadelha (PSDB): que solicita à SPTrans informações de imóveis; que solicita ao DEPH informações do Asilo Jaçanã e informações sobre projetos em análise de torres no entorno da Sede da Sociedade do Trote; que solicita à Secretaria de Participação e Parceria informações de investigação da comunidade remanescente de resistência cultural de povoação predominante afro descendente; que solicita à EMURB informações de licitações para construção de garagens subterrâneas no Centro; e que solicita a SEHAB informações de processo de urbanização e regularização da favela Jardim Elias.
Participaram da reunião os vereadores Toninho Paiva (PR), Paulo Frange (PTB), Zelão (PT), José Police Neto, Chico Macena (PT), Juscelino Gadelha e Carlos Apolinário, presidente.
|
Vereadores querem que Plano Diretor seja amplamente debatido com a sociedade
Categorias
Outras notícias relacionadas
Saúde, educação e acolhimento marcaram as discussões da Comissão da Criança em 2025
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude foi instalada em 8 de maio. Em 2025, foram realizadas nove reuniões ordinárias. Ao longo do ano, o colegiado expediu 11 ofícios. Em cinco de junho, durante a primeira reunião do colegiado, o vice-presidente da comissão, vereador Celso Giannazi (PSOL), falou... »
Atualizado em 19/01/2026 - 12h00Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00.jpg)
.jpg)

.jpg)