A Comissão de Finanças e Orçamento realizou, nesta terça-feira (20/10), reunião extraordinária para discutir irregularidades na Operação Urbana Água Branca. Rubens Chammas, diretor de desenvolvimento e intervenções urbanas da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) foi ouvido pelos vereadores. A Operação Urbana Água Branca foi aprovada em 1995 pela Câmara e abrange parte dos bairros da Água Branca, Perdizes e Barra Funda. O objetivo é promover o desenvolvimento urbano e melhorar a qualidade de vida dos moradores da área, promovendo a valorização da paisagem urbana e a melhoria da infra-estrutura. “Até hoje a região não ganhou nada. Só trânsito e enchente”, criticou o vereador Paulo Frange (PTB), que desde o início do seu primeiro mandado, em 1997, se preocupa com os desdobramentos da Operação.
Rubens Chammas afirmou que inicialmente houve dificuldade em se conseguir investimentos da iniciativa privada. “A lei da Operação Urbana previa uma série de intervenções no sistema viário, sistema de drenagem e habitação social e estamos agora perseguindo isso. O principio base de uma Operação Urbana é que ela arrecade o suficiente para contratar projetos, algumas consultorias e as obras. Porém, só conseguimos recursos a partir de 2006 para a realização das propostas porque a iniciativa privada começou a “ descobrir” aquela região”, justificou Chammas.
Os vereadores desejam que a Emurb encaminhe um novo projeto de lei adequando a Operação Urbana Água Branca a novas determinações como o Estatuto das Cidades e o Plano Diretor Estratégico, além da participação popular nas decisões e da realização de estudos dos impactos ambientais.
Também participaram da reunião os vereadores Aurélio Miguel (PR), Arselino Tatto (PT), Wadih Mutran (PP) (presidente), Floriano Pesaro (PSDB) e Donato (PT).
|
Vereadores querem que a lei da Operação Urbana Água Branca seja readequada
Categorias
Outras notícias relacionadas
Audiências Públicas na Câmara: projeto da Planta Genérica de Valores está entre os debates da semana
Quatro Comissões da Câmara Municipal de São Paulo promovem Audiências Públicas nesta semana. Consulte abaixo a programação. Além da participação presencial, é possível se manifestar de forma virtual. Acompanhe a agenda e veja o passo a passo no hotsite de Audiências Públicas. 20/10 – segunda-feira 18h Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania Tema: Desafios... »
Atualizado em 19/10/2025 - 15h00Orçamento 2026 e PPA: região central e zona oeste são debatidas em Audiência Pública regional
Neste domingo (19/10), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou a segunda Audiência Pública regional a respeito das propostas do Orçamento de 2026 e do PPA (Plano Plurianual) 2026-2029. O debate teve como tema a região central e a zona oeste da cidade e aconteceu no CSEB (Centro de... »
Atualizado em 19/10/2025 - 14h16Comissão de Direitos Humanos marca audiência sobre desafios para a retomada de vínculos familiares com pessoas aprisionadas
“Familiares exercendo sua Cidadania: Desafios e Possibilidades para a Retomada dos Vínculos Afetivos e de Confiança Com as Pessoas Aprisionadas em um Contexto de Interiorização dos Presídios” é o tema de uma Audiência Pública que a Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo realizará na próxima segunda-feira (20/10), a... »
Atualizado em 18/10/2025 - 15h44