Citado pela imprensa como uma das unidades em que o controle de infecção hospitalar apresenta irregularidades, o Hospital Municipal do Tatuapé recebeu a visita de integrantes da Comissão de Saúde da Câmara. “O objetivo da nossa visita foi conhecer a unidade para saber como funciona, quais os problemas e como os vereadores podem contribuir para melhorar”, explicou o vereador Jamil Murad (PCdoB). De acordo com ele, em conversa com diretores, médicos, pacientes, acompanhantes e enfermeiros, a Comissão descobriu que, em passado recente, o hospital apresentou falta de luvas, aventais e até antibióticos.
Jamil Murad confirmou que o profissional responsável por atender um paciente na AMA Tatuapé, dirigida pela Organização Social (OS) da Unifesp, ganha o dobro do salário do médico que trabalha no pronto-socorro ou nas enfermarias de especialidades.
“É injusta e inaceitável esta situação e cria um ambiente de insatisfação que prejudica um clima harmonioso e cooperativo que deveria existir”, destacou o parlamentar. “É preciso dar atenção aos recursos humanos e pagar melhor todos os profissionais. Da mesma forma como é necessário avaliar como a prefeitura supre as necessidades da rede hospitalar para evitar que faltem recursos materiais e humanos nas unidades de saúde.” Jamil afirmou que a Comissão de Saúde continuará realizando visitas surpresa às unidades de saúde da cidade.
Maternidade
Durante discurso no plenário, o vereador Jamil Murad fez um apelo à Prefeitura para que retome o funcionamento da maternidade instalada no Hospital Municipal do Tatuapé, que atende casos de gravidez de alto risco. O atendimento foi transferido para o Hospital João XXIII, no Ipiranga.
Os vereadores também fizeram sugestões para a Comissão de Controle de Infecção hospitalar do Hospital do Tatuapé combater as irregularidades apontadas em reportagens veiculadas durante a semana nos principais veículos de comunicação da capital.
Integram a Comissão de Saúde os vereadores Carlos Bezerra Jr. (PSDB), Sandra Tadeu (DEM), Jamil Murad, Claudio Prado (PDT), Milton Ferreira (PPS), Noemi Nonato (PSB) e Juliana Cardoso (PT), pesidente.
|
Vereadores inspecionam o Hospital Municipal do Tatuapé
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00.jpg)
.jpg)