Citado pela imprensa como uma das unidades em que o controle de infecção hospitalar apresenta irregularidades, o Hospital Municipal do Tatuapé recebeu a visita de integrantes da Comissão de Saúde da Câmara. “O objetivo da nossa visita foi conhecer a unidade para saber como funciona, quais os problemas e como os vereadores podem contribuir para melhorar”, explicou o vereador Jamil Murad (PCdoB). De acordo com ele, em conversa com diretores, médicos, pacientes, acompanhantes e enfermeiros, a Comissão descobriu que, em passado recente, o hospital apresentou falta de luvas, aventais e até antibióticos.
Jamil Murad confirmou que o profissional responsável por atender um paciente na AMA Tatuapé, dirigida pela Organização Social (OS) da Unifesp, ganha o dobro do salário do médico que trabalha no pronto-socorro ou nas enfermarias de especialidades.
“É injusta e inaceitável esta situação e cria um ambiente de insatisfação que prejudica um clima harmonioso e cooperativo que deveria existir”, destacou o parlamentar. “É preciso dar atenção aos recursos humanos e pagar melhor todos os profissionais. Da mesma forma como é necessário avaliar como a prefeitura supre as necessidades da rede hospitalar para evitar que faltem recursos materiais e humanos nas unidades de saúde.” Jamil afirmou que a Comissão de Saúde continuará realizando visitas surpresa às unidades de saúde da cidade.
Maternidade
Durante discurso no plenário, o vereador Jamil Murad fez um apelo à Prefeitura para que retome o funcionamento da maternidade instalada no Hospital Municipal do Tatuapé, que atende casos de gravidez de alto risco. O atendimento foi transferido para o Hospital João XXIII, no Ipiranga.
Os vereadores também fizeram sugestões para a Comissão de Controle de Infecção hospitalar do Hospital do Tatuapé combater as irregularidades apontadas em reportagens veiculadas durante a semana nos principais veículos de comunicação da capital.
Integram a Comissão de Saúde os vereadores Carlos Bezerra Jr. (PSDB), Sandra Tadeu (DEM), Jamil Murad, Claudio Prado (PDT), Milton Ferreira (PPS), Noemi Nonato (PSB) e Juliana Cardoso (PT), pesidente.
|
Vereadores inspecionam o Hospital Municipal do Tatuapé
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Direitos Humanos marca audiência sobre desafios para a retomada de vínculos familiares com pessoas aprisionadas
“Familiares exercendo sua Cidadania: Desafios e Possibilidades para a Retomada dos Vínculos Afetivos e de Confiança Com as Pessoas Aprisionadas em um Contexto de Interiorização dos Presídios” é o tema de uma Audiência Pública que a Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo realizará na próxima segunda-feira (20/10), a... »
Atualizado em 18/10/2025 - 15h44Moradores da zona norte apresentam demandas em audiência sobre o Orçamento 2026 e o PPA
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou neste sábado (18/10), no CEU Paz, zona norte, a 1ª Audiência Pública regional para tratar do orçamento da capital paulista para o ano que vem. Foram debatidos os Projetos de Lei do Executivo – PL (Projeto de Lei) 1169/2025, referente a LOA (Lei... »
Atualizado em 18/10/2025 - 14h49Impactos de grande empreendimento imobiliário na região de Pirituba e Jaraguá são assunto de audiência da Comissão de Política Urbana
A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo agendou para o dia 30 de outubro (quinta-feira) sobre os impactos do Cidade Sete Sóis, um grande empreendimento imobiliário na região de Pirituba / Jaraguá, localizado na av. Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do nº 6.500. A convocação do... »
Atualizado em 18/10/2025 - 12h30