A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude debateu, nesta terça-feira (20/10), medidas para combater os trabalho infantil. A reunião teve a presença do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil, que fez uma explanação dos problemas e apresentou possíveis saídas para a causa. Paulo José Loradato, representante do Fórum, mostrou que a situação de pobreza absoluta, a debilidade do sistema educacional e o caráter cultural; forma de proteger as crianças do ócio e marginalidade e incluir esses valores como a disciplina, contribuem fortemente para o trabalho de crianças.
Loradato disse que o objetivo é lutar pela causa, por meio de conscientização social, capacitação dos agentes transformadores, mobilização da população e acompanhamento do poder público.
O Fórum ressaltou que o Ministério Público do Trabalho encaminhou notificação para o Prefeito requisitando ações de políticas públicas para crianças e adolescentes e ao presidente da Câmara solicitando que o tema tenha prioridade no Orçamento.
“A Comissão já vem mostrando que a rede social está falha e pode ser melhorada. O debate do Orçamento começa agora, e acho que a área da criança e adolescente será beneficiada. Prioritariamente precisamos cuidar das crianças que estão doentes e nas ruas da cidade, não dá mais para aceitar essa situação com medidas paliativas”, enfatizou o vereador Netinho de Paula (PCdoB), presidente da Comissão.
O senador boliviano Andrez Guzman participou da reunião e apresentou as experiências de seu governo. Guzman também abordou o problema de crianças que trabalham com costura na cidade de São Paulo. “Procuramos trazer a experiência do Legislativo boliviano para tratar do futuro destas crianças. Nós como legisladores temos sempre de buscar soluções”, diz.
Participaram do encontro os vereadores Floriano Pesaro (PSDB), Alfredinho (PT), Senival Moura (PT), Sandra Tadeu (DEM), Agnaldo Timóteo (PR), Juliana Cardoso (PT) e Netinho de Paula, presidente.
|
Vereadores debatem medidas para erradicar trabalho infantil
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00.jpg)
.jpg)

.jpg)