O líder da bancada do PPS na Câmara, professor Claudio Fonseca, protocolou uma emenda à Lei Orgânica do Município da cidade. A Emenda 04/09 altera o artigo 208, do Capítulo I, fazendo com que o município aplique, anualmente, o mínimo de 31% da receita resultante de impostos, na manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental e educação infantil.
A Constituição Federal já estabelece a obrigatoriedade dos Estados e Municípios investirem no mínimo 25% dos recursos provenientes da arrecadação de impostos em Educação. “Existe uma necessidade de recuperar o índice de investimento na manutenção e desenvolvimento do ensino”, afirma o professor Claudio Fonseca, líder do PPS. A Lei Orgânica do Município de São Paulo, promulgada em 1990, estabeleceu um índice de no mínimo 30% em investimentos em Educação. “Infelizmente, este índice não foi aplicado nas administrações Maluf e Pitta levando, inclusive, à instalação de uma CPI, além da rejeição pelo Tribunal de Contas do Município das contas apresentadas pela Prefeitura em 1995 e Em 2001, uma alteração na Lei Orgânica da cidade estabeleceu que 31% da receita da arrecadação de impostos, no mínimo, deveriam ser aplicados no ensino fundamental, infantil e inclusiva. Entretanto, um artigo da própria Lei Orgânica define o tipo de despesas que se caracterizam como de “manutenção e desenvolvimento do ensino de aprendizagem”. “O resultado prático foi a redução de 5% no investimento em manutenção e desenvolvimento do ensino, que a passou a ser de 25% e o repasse de 6% para a denominada educação inclusiva, que compreende gastos com materiais escolares, uniformes, merenda e outros programas de caráter de assistencial”, finalizou Fonseca. |
Vereador quer recuperar investimentos no ensino fundamental
Categorias
Outras notícias relacionadas
Sessão Plenária: Câmara aprova em definitivo projeto que reajusta o auxílio ao Serviço Família Acolhedora
Na Sessão Plenária desta terça-feira (16/12), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou em 2ª e definitiva votação a proposta de reajuste e reestruturação do cálculo do auxílio pecuniário concedido às famílias acolhedoras do SFA (Serviço Família Acolhedora). A correção dos valores consta no substitutivo ao PL (Projeto de Lei) 1461/2025, do Executivo. A... »
Atualizado em 16/12/2025 - 18h50Regulamentação do transporte de moto por aplicativo é aprovada em 2ª e definitiva votação
Após intenso debate na Sessão Plenária desta segunda-feira (8/12), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou em 2º e definitivo turno de discussão a regulamentação do transporte de passageiros por aplicativo em motocicletas na capital paulista. A matéria consta no substitutivo ao PL (Projeto de Lei) 1487/2025, da Subcomissão do Serviço de Transporte Individual de... »
Atualizado em 08/12/2025 - 21h39