Os vereadores da Subcomissão de Varrição e Coleta de Lixo ouviram, nesta quarta-feira (07/10), César Mecchi Morales, diretor da Limpurb, para esclarecer dúvidas a respeito dos contratos com empresas que realizam a limpeza urbana na cidade. Durante a fala de Morales, os vereadores notaram uma disparidade nos valores dos contratos. A empresa responsável pela Zona Sul, Qualix, recebe 36 reais por quilometro varrido. E todas as outras quatro recebem de 42 a 46 reais. O vereador Milton Leite (DEM), relator da Subcomissão, criticou a diferença: “o trabalho é o mesmo em qualquer lugar da cidade, varredores recebem o mesmo”. O diretor de Limpurb não soube explicar a disparidade, mas ponderou que “o salário é apenas um dos componentes utilizados para avaliar os custos do serviço”. César Mecchi Morales também foi indagado a respeito de como é realizada a fiscalização dos serviços das empresas. “Pela facilidade da proximidade, os agentes das subprefeituras são responsáveis por fiscalizar na rua e emitir a notificação de autuação. Nós da Limpurb fazemos o controle contábil, ou seja, a ordenação de despesa”.
Para aprimorar o processo, o diretor afirmou que “está sendo estudado um novo modelo de fiscalização que integraria as equipes de Limpurb e das subprefeituras”.
Em relação à matéria publicada no jornal Agora, no dia 13/09, “Empresas só fazem uma em cada três varrições” Morales justificou que pode ter ocorrido falhas, mas algumas reduções foram em cumprimento a novos planos de trabalho.“Diante da escassez de recursos financeiros, o prefeito Gilberto Kassab determinou os cortes. Houve uma reunião com os diretores das empresas e ficou decidido o aditamento contratual e a diminuição imediata de alguns serviços. Porém, antes de ser oficializado, o Prefeito reverteu o processo e o contrato continuou igual”, justificou.
Construfert
Carlos Eduardo de Almeida, diretor da Construfert Ambiental, empresa responsável pela limpeza urbana da região central afirmou “que os custos com a mão de obra correspondem a 60% da receita da empresa”. Leite considerou pouco por ser um serviço “essencialmente de mão de obra, pois não utiliza insumos caros”. Outro fato que espantou os vereadores é que, segundo levantamento trazido pelo diretor da Limpurb, a Construfert não recebeu nenhuma multa no ano de 2009.
Além de Milton Leite também participaram os vereadores José Police Neto (PSDB), Adilson Amadeu (PTB), Arselino Tatto (PT), Roberto Tripoli (PV), Aurélio Miguel (PR), Donato (PT) e Gilson Barreto ( PSDB).
|
Subcomissão de Varrição e Coleta de Lixo ouve diretor da Limpurb
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)